Veja esta pagina em inglês
Associação Francana de Orquidófilos (AFO)
AV. DR. Flávio Rocha, 4521 – Pq Exposições Fernando Costa
Fone: (16) 3724- 7688 CX. Postal: 430 – CEP: 14400- 970 Franca- SP
Associação Francana de Orquidófilos (AFO) foi fundada em 13 de Julho de 1983; é uma Associação de finalidade cultural, científica e ecológica, sem fins econômicos e políticos, e tem como fundação:
1. divulgar a orquidofilia na comunidade
2. defender e presentear as orquídeas no seu habitat e a difusão de seu cultivo
3. estudar, descrever e classificar os gêneros e espécies
4. orientar a construção de orquidários, enriquecer as coleções dos associados, orientando-os na aquisição de orquídeas
5. orientar aos associados, quando da coleta, a necessidades de autorização do órgão governamental competente, mesmo sendo para fins científicos, de povoamento de áreas a serem preservadas
6. manter a união entre os associados e o intercâmbio entre as entidades congêneres
7. manter uma biblioteca atualizada e á disposição do associado e pessoas interessadas.
Em 1986, a AFO foi declarada de utilidade pública pela câmara Municipal.
Em 1991, foi lançada uma campanha para eleição do símbolo Ecológico de Franca, nos meios de comunicação locais, na qual foi eleita a Orquídea como símbolo de Franca.
Por iniciativa da AFO, e em convênio com a Prefeitura Municipal de Franca, em dezembro de 1992, foi criado o Orquidário Municipal Dona Iaiá Jacintho, sob a lei 4.241, de 11/12/1992, que foi instalado no Parque de Exposições Fernando Costa; recebeu este nome em homenagem à Sra. Geraldina Jacintho Conrado (1908- 1992), que foi uma das primeiras orquidófilas de Franca, contemporânea dos grandes orquidófilos pioneiros da região; durante 40 anos, cultivou (e ensinou a cultivar) orquídeas e divulgar a orquidofilia em nossa cidade.
O início da coleção do Orquidário teve como parâmetro doações de 500 plantas, em cerca de 170 espécies nacionais e estrangeiras, efetuadas por integrantes da Associação Francana de Orquidófilos, bem como de outras associações de cidades integrantes da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil). Estas plantas foram instaladas em estufas com 15 metros quadrados de área, coberto com telhas plásticas,e em outra área de 80 Metros quadrados, coberto com tela quebra luz à70%.
Em 1994, foi criado o cargo de técnico Botânico, em projeto de lei, para prestar assistência junto ao Orquidário Municipal, cargo este hoje ocupado pelo orquidófilo Jânio Miras Henrique.
Em 1995, foi montado o laboratório para multiplicação de espécies por sementes; este, conta com equipamentos cedidos por empréstimo da AFO, onde todos os produtos químicos utilizados foram fornecidos pela mesma entidade; foram acrescentados então, à área, um berçário e área para repique e formação de coletivos.
Em 1996, foi construída uma nova estufa, com 45 metros quadrados, para acomodação das mudas geradas no laboratório, onde a estrutura básica foi fornecida pela Prefeitura Municipal de Franca, e a cobertura de plástico agrícola e tela para sombreamento fornecido pela AFO.
Já em 1997, por intermédio do Prof. DR. Mestre Roberto Juntakane, foi firmado convênio, junto à Faculdade de Agronomia Francisco Maeda, da cidade de Ituverava /SP, que teve como objetivo, pesquisa de nova técnica de multiplicação de orquídeas por sementes em laboratório, em diversos meios de cultura, e em vasos, com diferentes substratos, como casca de arroz, casca de pinus, cortiça, etc. Este convênio teve como principal finalidade, a preservação de espécies naturais, e repovoamento destas em reservas protegidas de nossa região.
Da produção de espécies no Orquidário Municipal,em 1998, foram plantadas 500 mudas de orquídeas nas árvores localizadas no Horto Florestal de franca (hoje Jardim Zoobotânico). Em Novembro de 1999, foram plantadas nas árvores da Praça nossa Senhora da Conceição, 600 mudas de diversas espécies.
Em 2000, foi firmado um convênio entre a AFO e a Universidade de franca, para propiciar oportunidades de estágio a alunos da instituição, do curso de Biologia, compatível com as atividades desenvolvidas no Orquidário e diversos trabalhos de pesquisa.
Em 2001, foram plantadas dezenas de mudas na mata existente ao redor da Estação de Tratamento de Esgoto de Franca.
Atualmente, o Orquidário Municipal conta com mais de 3000 vasos de orquídeas adultas de diversos gêneros, com mais de 200 espécies naturais e híbridas (obtidas por cruzamentos de espécies diferentes), algumas consideradas raríssimas e de valor incalculável, pois além do valor financeiro, existe também o valor sentimental da população. O Orquidário municipal possui hoje para o plantio, em formação, 1200 vasos coletivos e individuais, com mudas produzidas em nosso laboratório, para atender ao objetivo do convênio com a Prefeitura Municipal de Franca.
A AFO recebe anualmente, na Exposição Nacional de Orquídeas, geralmente no mês de Março, cerca de 40 entidades de cidades de todo o País. Em retribuição, participamos das exposições nas cidades que aqui estiveram, levando, engrandecendo e divulgando o nome da cidade de Franca.
Hoje, a AFO mantém este orquidário a duras penas, haja visto que possuímos poucos recurso de nossos associados; os recursos obtidos para a manutenção do Orquidário Municipal (manutenção das estufas, compra de vasos, adubos e substratos, manutenção e produtos do laboratório), manutenção do carro utilitário da Associação, para as viagens em que visitamos outras Exposições de outras entidades (são mais de 40 cidades visitadas no corredor do ano) e para a realização dos eventos anuais são oriundos dos próprios eventos, tais como a Feira da Exposição Nacional anual de Orquídeas, a Feira anual no Franca Shopping e outras pequenas e eventuais feiras realizadas durante o ano, compra e venda de substratos, vasos, adubos e plantas.
Os trabalhos de repovoamento em matas e praças públicas estiveram parcialmente paralisados nos últimos anos, devido em parte à sobrecarga de serviços aos sócios ativos (com um cadastro com mais de 10 pessoas) em parte ao vandalismo de algumas pessoas, que extraíam as plantas das árvores públicas depois de plantadas.
Precisamos muito de toda a população e dos vários segmentos empresariais de Franca, para conseguirmos mais verbas e cooperação para realização das Feiras e Exposições; precisamos também de mais associados, dispostos à trabalhar em prol da conservação das Orquídeas e conseqüentemente de nossas matas, e para divulgação da Orquidofilia; e para que o sonho da “Dona Iaia”, e de todos que são apaixonados por estas flores tão belas, enigmáticas, e apreciadas (e por este motivo, como já mencionado, tornou-se o Símbolo Ecológico de Franca), possa se manter vivo