Saúde
Saúde

Referência para toda a Região 

Franca, na área da saúde, destaca-se dos demais municípios da região, devido aos equipamentos e quadro de profissionais de que dispõe. Ela representa um polo de referência no atendimento médico-hospitalar para a região Nordeste de São Paulo e parte de Minas Gerais.

 Unidade Básica de Saúde 
Os documentos necessários para fazer o cadastro e o cartão na UBS são: comprovante de endereço recente e um documento pessoal. O cartão é feito no dia da consulta. No dia da consulta é necessário levar o cartão, caso seja a primeira vez que a pessoa utiliza o serviço, é necessário apresentação do RG.

Procedimentos realizados: 

- Aferição de pressão arterial;
- Consultas com Clínico geral, Pediatria e Ginecologista e marcação de retorno;
- Oftalmologista: as consultas são marcadas na UBS através de encaminhamento, do cartão SUS ou PAM. As consultas são realizadas no Centro Oftalmológico no NGA 16 ou em consultório;
 - Agendamento de consultas com médicos especialistas;
 - Curativos e retiradas de pontos cirúrgicos;
 - Vacinação: além das vacinas tradicionais, existem campanhas para atendimento de público específico (ex.: campanha de vacinação de idosos contra a gripe). Nem todas as UBS´s oferecem todos os tipos de vacinas, portanto o paciente deve procurar a unidade mais próxima de sua casa e se informar;
 exame do pezinho;
-  Teste BCG;
- Orientação ao paciente diabético com realização de testes com o glicosímetro, quando necessário, e aplicação de insulina;
- Programa de Humanização do Pré-Natal;
- Visitas domiciliares a pacientes com DST/AIDS, solicitação material curativo, crianças em risco de desnutrição, pacientes pós-cirurgias ou pós-internação, quando solicitada pela família;
-  Puericultura geral;
- Farmácia: entrega de medicamentos mediante receita médica. As UBS´s não possuem medicamentos de alto custo;
- Pesagem de crianças e adultos para avaliação;
- Aplicação de medicamentos mediante receita médica (Injeções intramuscular e endovenosa, soro oral e endovenoso);
- Massagem cardíaca e oxigenação do paciente em casos de urgência e medicações de urgência;
- Aplicação de aerosol mediante apresentação da receita médica;
- Coleta de lâminas para exames de prevenção do câncer de colo do útero;
- Revisão de parto;
- Oficina do Sexo Seguro;
- Planejamento Familiar: consulta da enfermagem com casais que não querem mais ter filhos, com encaminhamento para o Planejamento Familiar e para cirurgia de vasectomia e laqueadura tubária.

Unidades:

Aeroporto I - Aeroporto III - Angela Rosa - Brasilândia - Estação - Horto/Miramontes - Guanabara - Leporace - Paulista - Paulistano - Planalto - Progresso - Santa Terezinha - São Sebastião 

 Tratamento Odontológico


Há disponibilidade de profissionais que atendem três faixas etárias: crianças de zero a seis anos, crianças e adolescentes de sete a 17 anos e adultos acima de 18 anos. Para utilizar o serviço é necessário agendamento, porém também há o atendimento de urgência.
Em casos de crianças de zero a 18 meses, o próprio pediatra dá orientação para as mães sobre prevenção odontológica (cárie e placa bacteriana) e fornece flúor e escova de dental.

 Tratamento Fonoaudiológico

A Unidade Básica também possui atendimento de fonoaudiologia. Este profissional trabalha com âmbitos terapêuticos e preventivos e atende através de agendamento. Na consulta verifica-se a necessidade de um encaminhamento para um especialista (neurologista). Quando o paciente tem problemas neurológicos, o médico encaminha á APAE ou a um Centro de Reabilitação ( Hospital do Coração).
Não há restrições quanto á idade, porém é preciso observar a lista de espera. O fonoaudiólogo organiza as sessões de terapia, grupo de gestantes, grupo de orientação na linguagem, grupo na comunidade e trabalho educativo. O atendimento pode ser individual ou em grupo. Para os programas específicos de fonoaudiologia há atendimento no NGA 16.

 Programas Sociais

Cada UBS possui uma Assistente Social e em cada unidade o atendimento é realizado em horário diferenciado. Coordena um série de programas:
 Fornecimento de medicamentos: quando algum medicamento não existe na Rede básica , a assistente social encaminha o pedido para a Secretaria de Saúde ou locais que o forneçam;
 Fornecimento de preservativos : para obter preservativos a pessoa interessada deve assistir a palestra "Sexo Seguro" (que acontece duas vezes por mês). Após a orientação poderá retirar sua cota de preservativos uma vez por mês.
 Programa do leite: direcionado á crianças de seis meses a três anos que sofrem desnutrição. é fornecido pela Prefeitura e pelo Estado (na UBS) e precisa estar em acompanhamento médico e avalição social, ter renda per capita de até meio salário mínimo , renda familiar de até um salário mínimo;
 Leite de soja: são destinadas as crianças de zero a seis anos com desnutrição, fendas palatinas, gemelar e crianças com mães que fazem uso de medicamentos fortes, soro positivas ou detentas.
 Reuniões de orientação: educação e higiene para os pais. Para se inscrever no programa é necessário agendar horário com a assistente social;
 Grupo de gestantes: parceria com VOSF (Voluntárias Sociais), que disponibiliza enxoval, palestras educativas , palestras com mulheres até cinco meses de gestação, nas quais existe orientação de planejamento familiar e apoio social;
 Grupo Vida Viva: orientação de exercícios físicos para diabéticos, hipertensos, em parceria com a Secretaria de Educação;
 Grupo com Funcionários: oferece apoio;
 Visitas domiciliares: acompanhamento de transplantados ou problemas de saúde mais graves;
 Cesta básica: encaminhamento para entidades de assistência social.

 Ambulatório de Saúde Mental

Oferece assistência psicológica, psiquiátrica e social. é definido de acordo com a idade: de zero a 17 anos o atendimento funciona no Posto de Saúde do Centro, de 18 a 59 anos o atendimento é feito no Hospital Dr. Janjão e 60 anos ou mais, também, no Posto de Saúde do Centro.
Só aceita paciente encaminhados pela UBS ou pelas escolas.
O Ambulatório atende as cidades de Cristais Paulista, Ribeirão Corrente, Restinga, Patrocínio Paulista, São José da Bela Vista, Ibiraci, Claraval e Delfinópolis.

Unidade
Rua Aluízio Pacheco Ferreira, 4010 - Jd. Santa Efigênia
Telefone: 16 3705 2362
Horário de funcionamento: De segunda a Sexta das 7h ás 17h 

 Exame ultra-som

Os médicos das UBS´s pedem os exames que são agendados para atendimento ás 7h, ás 13h30, ás 15h e ás 17h. Todos os usuários do serviços são cadastrados, juntamente com o prontuário, no sistema. Os tipos de exames realizados são: gestantes, uterino e cardíaco (elétrico). A cidades de Pedregulho, Patrocínio Paulista, Itirapuã e Cristais Paulista têm autorização para utilizar este serviço em Franca.

 Farmácia Central
é o local onde são armazenadas os medicamentos que serão distribuídos ás UBS´s e PSF´s. Já os medicamentos para o tratamento de doenças como AIDS, Hanseníase, DST e Tuberculose são encontrados no posto de Sáude do Centro.

 Serviços de Remoção Externa e Interna 
é o atendimento feito aos pacientes que se encontram incapacitados de se deslocar para continuar seu tratamento de saúde.
Em relação á remoção interna, podemos citar:

 O transporte efetuado para hemodiálise, ortopedia, quimioterapia e radioterapia;
 Visitas domiciliares para fazer curativos e fisioterapia;
 Remoção do Pronto Socorro de referência;
 Altas médicas da Santa Casa;
 Consultas, retornos ou entrega de material para exames na Casa do Diabético, no Posto de Saúde, Santa Casa, Hospital do Câncer e do Coração e no NGA 16;
 Homocentro;
 Encaminhamento ao Abrigo Provisório, casa de São Camilo, CAPS, PSF entre outros;
 Condução para levar pacientes para fazer fisioterapia no Centro de Reabilitação, Santa Casa e Unifran.
O serviço de remoção externa serve para levar pacientes a outras cidades para receber tratamento que não é oferecido na cidade de Franca. é necessário destacar que para usufruir do serviços o paciente deve procurar a Assistente Social da Secretaria de Saúde Municipal e possuir encaminhamento médico. Após a análise o paciente passa a integrar a lista de passageiros. Este deve cumprir seu papel, estando preparado no horário correto para as sessões. Caso o paciente desista da utilização do serviços já agendado é necessário comunicar o departamento de remoção da Secretaria. 
O agendamento é feito de segunda a sexta das 12h ás 16, sala 2, com a assistente social. Telefone para informações: 16 3711 9430

Unidade
Av. Dr. Flávio Rocha, 4780 Vila Imperador
Telefone: 16 3711 9405 

 CRST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
é um centro onde são prestados os serviços de psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, médicos do trabalho, técnicos em segurança, engenheiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiras.
Atende acidentes de trabalho, acidentes de trajeto e doenças ocupacionais e preenche a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).
Relação de documentos: o encaminhamento (hospitais, sindicatos, advogados), com o formulário da CAT e o acidentado deve se encaminhar ao INSS. Se ultrapassar15 dias de afastamento, o mesmo deve se submeter á perícia do INSS.

Horário de atendimento: 7h ás 16h, de segunda a sexta. O agendamento pode ser pessoalmente ou por telefone.
Horário do médico: 11h ás 13h, de quarta a segunda.

 VISAM - Vigilância Sanitária Municipal 
A Vigilância Sanitária cuida de estabelecimentos e produtos de interesse da Saúde: como equipamentos médicos, odontológicos, mercadorias em geral, analisando o comércio e o armazenamento. é responsável pelo cadastramento, inspeção, fiscalização e licenciamento dos estabelecimentos e/ou produtos, além de cuidar dos serviços de interesse da Saúde, como médicos dentistas, ambulatórios, cabeleireiras, manicures, nutricionistas.
Dependendo da atividade, o estabelecimento ou produto necessitará de autorização federal.
Pelo telefone 3711 9415 podem ser feitas as denúncias, reclamações ou solicitações de informações.
O Ministério da Saúde abastece as UBS (Unidade Básica de Saúde) e os PSF (Programas de Saúde da Família) com vacinas e soros (contra picadas de animais peçonhentos e antirábicos), bem como supre a demanda nas Campanhas Nacionais, dentre elas, as com maiores repercussões são as contra a gripe para idosos e contra a poliomielite.

 Vigilância Epidemiológica
Um dos principais serviços prestados pela Vigilância Epidemiológica á população é o das doenças de notificação compulsória, no qual se busca os dados das doenças em seu todo.
Existem também as visitas domiciliares para que sejam passadas as informações de manutenção e preservação dos locais para que assim sejam evitados focos de doenças naquele local.
Todos os dados colhidos pela Vigilância são transformados em estatísticas para que seja de conhecimento da população, basta o interessado comparecer na Vigilância Epidemiológica munido de requerimento.

 Vigilância Ambiental 
Este Setor é responsável pelo controle de vetores e zoonoses, atendendo reclamações de pragas urbanas (pulgas, carrapatos, roedores), saneamento básico (rede de esgoto, infiltrações, vazamentos), campanhas de vacinação antirábica, falta de higiene em zona urbana (criação de animais em domicílios), serviços de captura de animais.
Um dos pontos marcantes da Vigilância Ambiental é sobre a prevenção de problemas como a Dengue, realizando visitas aos domicílios da população e instruindo-os a importância de se organizar e preservar limpos seus imóveis a fim de evitar focos da doença na cidade e região.
Outro serviço prestado é relacionado ao Serviço de Captura de Animais que visa, mediante solicitação dos municípios, que animais soltos em via pública sejam capturados e encaminhados ao Canil Municipal (Rua José Gianesella, 415 - City Petrópolis), porém se o proprietário do animal quiser se desfazer dele, terá que se encaminhar pessoalmente ao Canil no horário de atendimento ou seja, 9h ás 11h a das 13h ás 16h.

órgão Responsável 
Secretaria de Saúde
Av. Dr. Flávio Rocha, 4780 Vila Imperador
Telefone: 16 3711 9451
email: saude@franca.sp.gov.br 

Programa Saúde da Família - PSF
Unidades
City Petrópolis - Esmeralda - Paineras - Palma - Vera Cruz
 Hospitais
Geral: 03
Hospital do Coração: 01
Psiquiátrico: 01
Pronto Socorro: 06
Hospital do Câncer: 01
TOTAL: 12

AME
O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Franca, completou em fevereiro de 2017, seis anos de atividades na cidade. E já tem o reconhecimento dos usuários, que elogiam constantemente a velocidade, a organização, o conforto e o atendimento humnizado. É um grande centro de diagnósticos e orientação de condutas, implantado e custeado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde - e gerido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. Tem como objetivo dar mais eficiência, eficácia e agilidade aos tratamentos de saúde dos pacientes da rede pública.
E tem cumprido à risca seu papel; tanto que tornou-se um exemplo de bom investimento do dinheiro público, com a oferta de serviços de qualidade à população, em especial para as pessoas mais carentes.
Mensalmente, 7 mil consultas médicas são realizadas; 1.200 exames de apoio diagnóstico e 350 cirurgias. Além disso, a unidade oferece 22 especialidades médicas e não-médicas, como acupuntura, anestesiologia, cardiologia, cirurgias geral e vascular, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, ginecologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e infantil, proctologia, reumatologia e urologia.
O AME Franca implantou recentemente um novo serviço de fisioterapia, que atenderá mensalmente 1.500 usuários.
O índice de satisfação dos usuários que consideram o serviço ótimo ou bom é de 98%, o que vem a comprovar a eficiência administrativa da unidade.
A unidade de Franca é referência para 10 municípios, entre eles Rifaina, Pedregulho, Jeriquara, Cristais Paulista, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista, Restinga, Patrocínio Paulista e Itirapuã e, em 2015, inaugurou o Hospital Dia (AME Cirúrgico), uma ampliação na estrutura do próprio AME, com capacidade para realização de 470 cirurgias/mês de grande porte e 240 de pequeno porte. A área construída possui 518 metros quadrados, com um moderno centro cirúrgico – com 3 salas cirúrgicas – e mais 21 leitos entre masculino, feminino e infantil e salas de recuperação pós-anestésica
A proposta do AME é agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, desafogando os hospitais gerais, que poderão se dedicar ao atendimento de urgências e emergências e à realização de cirurgias mais complexas.
Ter o AME é motivo de orgulho para Franca e para as cidades da região!

AME Franca
Rua Doutor Alcindo Ribeiro Conrado, 1395 - Centro - Franca-SP

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta, das 7h às 19h
Sábados das 7h às 17h