Museu Histórico Municipal de Franca - José Chiachiri
Museu Histórico Municipal de Franca - José Chiachiri

Histórico

O Museu Histórico Municipal de Franca foi oficialmente estabelecido pela Lei Municipal nº 656 de 13 de setembro de 1957, sancionada pelo então prefeito Onofre Sebastião Gosuen, com o objetivo de garantir a preservação das evidências materiais da história de Franca e região. Não obstante, seu efetivo idealizador e fundador foi o jornalista José Chiachiri, responsável por conduzir, durante a década de 1950, uma intensa campanha de arrecadação de objetos para formar o acervo-base do futuro museu. Como resultado, diversos objetos foram doados pelo poder público e por famílias de Franca, de outras cidades do noroeste paulista e do sudoeste de Minas Gerais, viabilizando a iniciativa.[3][4]

A princípio, o museu foi instalado na antiga residência do capitão Acácio Alípio Pereira, na rua Doutor Júlio Cardoso, tendo sido aberto à visitação pública no dia 9 de março de 1959. Em 1970, visando acomodar as peças em um local mais adequado, o executivo municipal transferiu o museu para sua sede atual, a antiga Cadeia Pública da cidade (edifício também já ocupado pelo fórum da cidade, pela câmara de vereadores e pela prefeitura), projetada por Victor Dubugras e inaugurada em 1896. Após o falecimento de José Chiachiri em 1972, o museu teve sua denominação alterada, por meio da publicação do decreto 3.626 de 18 de maio de 1976, passando a agregar o nome do fundador.[4] Posteriormente, a historiadora e museóloga Margarida Borges Pansani assumiu a direção do museu, permanecendo à frente da instituição por mais de duas décadas.[5]

Ao longo de seus mais de 50 anos, o Museu Histórico Municipal "José Chiachiri" consolidou-se como um dos mais importantes museus históricos do interior paulista, sobretudo em função da reconhecida importância de seu acervo para a história da região nordeste de São Paulo, tendo sido objeto de pesquisas realizadas por diversos níveis de especialidades em diferentes áreas do conhecimento - nomeadamente aquelas conduzidas pela comunidade acadêmica da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca (embrião da atual Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista).

O museu mantém exposições permanentes e itinerantes, de longa e curta duração, realiza atividades de empréstimo de peças do acervo para instituições conveniadas, visitas monitoradas para estudantes e atividades de orientação à pesquisa e seleção de material para consultas. Também organiza lançamentos de livros e ciclos de debates e palestras sobre a história da região. Conta com biblioteca especializada e com o único arquivo climatizado da região. Recebe, em média, cem visitantes por dia.[1][5]

Em 2009, por ocasião das comemorações do aniversário de cinquenta anos da inauguração do museu, foram organizadas diversas atividades, em parceria com a Associação Paulo Duarte, destacando-se a exposição retrospectiva Retratando nossa história: uma apresentação do passado no presente e uma série de ações educativas com o tema Redescobrindo um acervo eclético.

A iniciativa para criação de um Museu Histórico Municipal deveu-se a José Chiachiri. Ele promoveu uma intensa campanha de arrecadação de objetos para o Museu.
José Chiachiri era natural de Vargem Grande do Sul (SP) nasceu em 10 de agosto de 1912.
Pouco antes de 1932, transferiu-se para Franca com sua família. Foi casado com a Srº Carmelita de Andrade Chiachiri, com quem teve um filho.

O Edifício
 
O prédio atual que abriga dependências do Museu Histórico foi construído em 1896 cujo projeto foi elaborado pelo arquiteto francês Victor Dubugras. Carregado de traços medievais, o edifício caracteriza-se pelo estilo eclético.
O prédio abrigou inicialmente a Cadeia Pública e o Fórum da cidade até 1913. Em meados de 1913, passou a abrigar a Prefeitura Municipal e também a Câmara Municipal (Paço Municipal “Rui Barbosa”)
Em 1970, no dia 28 de novembro inaugura-se a sede definitiva do Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”.
Em 1997, o prédio do Museu foi tombado pelo Condephat Municipal pelo Decreto 7420, de 11 de agosto do mesmo ano.

Compõe-se de aproximadamente quatro mil objetos de personalidades da cidade e região. Conta com uma biblioteca de apoio à pesquisa regional.
O arquivo caracteriza-se por fontes manuscritas e impressas da Câmara e Prefeitura Municipal de Franca, acondicionado em sala climatizada, parte da documentação também se encontra informatizada.

As atividades culturais, educativas e comunitárias envolvem visitas monitoradas, orientação, á pesquisa, exposições itinerantes, temáticas e temporárias, lançamento de livros e ciclo de palestras.

Público

Horário de atendimento: terça a sexta das 9:00 ás 17h30 e aos sábados das 9:00 ás 12h30.
Endereço: R. Campos Salles, 2010 – Centro
Cep: 14400-710 – Franca – SP
Fone: (16) 3723-9141