Franca não é uma cidade cosmopolitana nem tem uma grande variedade de origens étnicas, mas temos uma história rica de bandeirantes, colonos, imigrantes e migrantes que construíram nossa comunidade. Antes os primeiros bandeirantes os índios Caiapós habitaram nesta região. Na época dos bandeirantes portugueses, colonos portugueses vieram para povoar este pouso que futuramente virou nossa cidade de Franca.
Com o tempo, principalmente o cultivo do café e outras atividades de agropecuária criaram a necessidade de mão de obra barata no campo. Então sucessivas ondas de imigrantes chegaram aqui da Itália e logo após o Oriente Médio.
Ao longo dos anos, migrantes também vieram do Norte do país e da cidade de São Paulo acrescentando nossa população de descendentes africanos bem como outros grupos étnicos menores como japoneses, espanhóis, alemães, entre outros.
Recentemente pessoas de vários lugares do país e do mundo estão estabelecendo residência aqui, enriquecendo nossa diversidade de origens étnicas.