Esportes
Esportes

Centros Esportivos

A divisão de Esportes trabalha em conjunto com a FEAC, para difundir e incentivar a prática de exercícios físicos em Franca.
Os centros esportivos estão localizados em diferentes bairros da cidade:

- Conjunto Poli-Esportivo "Dr. Hélio Palermo"
- Conjunto Poli-Esportivo "Champagnat"
- Estádio Municipal "Dr. José Lancha Filho"
- Conjunto Esportivo "Vila Santa Terezinha"
- Conjunto Esportivo "Parque Vicente Leporace"
- Conjunto Esportivo "Complexo Jardim Aeroporto"
- Estádios Distritais
- Pista de Skate - Praça Alves de Oliveira (Jardim Bueno)


Atividade Física Comunitária 

Existe um convênio entre centros comunitários , clubes e igrejas e a Divisão de Esportes para a promoção de atividades físicas. Essas entidades disponibilizam o espaço e a Prefeitura os profissionais de Educação Física.

Terceira Idade Ativa

Este projeto é parecido com o anterior, porém se destina especificamente á Terceira Idade. Os interessados devem ir ao Parque Fernando Costa das 08:00 ás 18:00.

órgão responsável

Secretaria de Educação, Esporte e Cultura
Av. Champagnat, 1800, Centro
Telefone: (16) 3711-9356 
Email: educacao@franca.sp.gov

Incentivo a novos talentos 

A Prefeitura de Franca implantou desde o início de 1997 um programa de incentivo à jovens talentos no esporte, criando as Escolinhas de Iniciação Esportiva atendendo crianças de até 12 anos.

A Prefeitura projeta a construção de um moderno centro de treinamento, que possa atender crianças que se destaquem nas escolinhas, em período integral, com acompanhamento de médicos dentistas, assistentes sociais e nutricionistas.

Todo este investimento no esporte não é em vão. Franca possui um grande potencial esportivo, que muitas vezes leva o nome da cidade ao alto de pódios em competições de todo o Brasil. No basquete a cidade tem grande tradição, sendo que é no esporte da bola ao cesto que Franca possui as maiores glórias.

O Basquete continua fazendo bonito como o antigo Franca Basquetebol Clube, que ganhou vários títulos.

Por isso, a atual administração de Hélio Rubens, investe em jovens valores, sabendo que além de poder revelar novos talentos para o esporte profissional, está também oferecendo melhores oportunidades de vida para crianças pobres e muitas vezes sem perspectiva de futuro.

No caso das crianças que não frequentarem a escola, os professores das escolinhas são orientados a tentar recolocá-las na rede de ensino.

Esporte é Saúde 

O esporte amador na cidade ocupa um espaço especial no programa de governo da administração municipal. Por isso a antiga Coordenadoria de Esportes foi transformada em Secretaria. Para fomentar os novos talentos, criou formas especiais de incentivar os campeonatos de futebol da cidade, além dos jogos estudantis.

A Prefeitura também colocou professores de educação física dando aulas para idosos, nos bairros. Em conseqüência dessas atitudes, Franca conseguiu sagrar-se bi-campeã dos Jogos da Terceira Idade e tem uma das melhores equipes de voleibol feminino juvenil do Estado de São Paulo

A Garra do Time

Franca consta entre as principais cidades do país não só por seu grande potencial econômico, mas também pelas tradições esportivas. No futebol, a grande paixão do Brasil, a cidade é representada pela equipe da Francana.

Conjunto Poliesportivo "Hélio Palermo"

Esta é a casa do basquete campeão do Brasil, aqui, não só treina como também joga a equipe francana de basquetebol mantendo uma tradição que vem desde as primeiras décadas do século.

O ginásio recebe o nome de Pedro Morilla Fuentes, professor de educação física, entusiasta e incentivador das práticas esportivas e grande treinador do time de basquete.

Foi criado em 1974 e reformado em 1994, sendo reinaugurado em setembro de 1996.
Está localizado à rua dos Pracinhas s/n.