A área de tecnologia está entre as que mais crescem e demandam profissionais qualificados no mundo, mas enfrenta déficit de mão de obra.
Diante desse cenário, o Instituto Algar abre inscrições para a turma de 2026 da formação gratuita em TI do seu programa social Talentos de Futuro, visando possibilitar que jovens em vulnerabilidade social tenham acesso a oportunidades em um dos mercados mais promissores da atualidade.
A iniciativa acontece em parceria com o ONE (Oracle Next Education) e os interessados em desenvolver competências técnicas e comportamentais para atuação no setor de tecnologia podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro, pelo site talentosdefuturo.com.
As vagas são limitadas e destinadas a jovens entre 18 e 29 anos de todo o país, que passarão por processo seletivo para ingresso na turma.
Atividade online
As atividades são gratuitas, totalmente online para participantes que não morarem em Uberlândia (MG).
Para aqueles que residirem na cidade que é sede do Instituto Algar, a formação comportamental acontecerá presencialmente na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica.
Os selecionados, além de participarem da formação, receberão bolsa de auxílio a estudos e terão o acompanhamento de tutores especializados.
Com o aprendizado adquirido na formação, os participantes já ficam aptos para iniciar no mercado. Na parte técnica, realizada pela plataforma ONE e com apoio de tutores do Instituto Algar, serão contemplados os seguintes temas: Fundamentos de programação e desenvolvimento Web, Inteligência artificial e IA generativa, Computação em Nuvem, Ciência de Dados com Python e Desenvolvimento Back-End com Java.
Formação
Além destes conteúdos, o participante também contará com a formação comportamental que contempla competências básicas para inserção e permanência no mercado de trabalho, como: Ética, Atitude, Trabalho em Equipe, Comunicação, Negociação e Inovação, entre outros.
E também os seguintes temas transversais: autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo e gestão de tempo.
Para estar apto a participar da formação, além de estar na faixa etária entre 18 e 29 anos, também é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio em escolas públicas e/ou estar cursando até o 3º período de graduação na área das tecnologias e afins, possuir renda per capita de até 2 salários mínimos e não estar trabalhando.