A Orquestra Francana de Música Popular (OFMP) está com 40 vagas abertas para oficinas gratuitas de música em Franca.
As aulas são voltadas a iniciantes (a partir de 10 anos) e também para alunos de nível intermediário e avançado, contemplando os instrumentos acordeon, violão, viola caipira, cavaquinho, bandolim e percussão.
As inscrições seguem até o dia 9 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio de formulário on-line.
Aulas semanais e prática em conjunto
As oficinas tiveram início em novembro do ano passado e foram retomadas nesta semana após o recesso. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, com duração de uma hora, entre 15h e 19h, na Escola Estadual Professor Pedro Nunes Rocha, na Vila Europa.
Os participantes precisam ter o próprio instrumento e, além das aulas individuais, também participarão de atividades de prática de conjunto.
O projeto segue até o final do ano, quando estão previstos dois concertos abertos ao público, com repertório desenvolvido ao longo dos ensaios.
O corpo docente é formado por músicos reconhecidos na cena local:
– Marquinho Sabino (percussão)
– André Giacometti e Claryssa Pádua (violão)
– Guilherme Garcia (cavaquinho e bandolim)
– Ronaldo Sabino (viola caipira e acordeon)
Formação musical e oportunidades profissionais
De acordo com o baixista Gabriel Terra, coordenador das oficinas, a proposta do projeto é oferecer um ensino musical acessível, prático e de qualidade, contribuindo para a formação de novos músicos na cidade.
“Nosso objetivo é ensinar música de forma aplicada, desenvolvendo competências que permitam aos participantes, se desejarem, atuar profissionalmente no mercado musical”, destaca.
Orquestra valoriza a música brasileira
Criada há quase um ano pelo acordeonista Rossini Xavier, a Orquestra Francana de Música Popular reúne 24 músicos de Franca e Batatais e se destaca por valorizar instrumentos ligados à cultura brasileira e ao interior paulista.
As atividades tiveram início no primeiro semestre de 2025, com o lançamento do arranjo “Um Tom Para Jobim”, assinado por Gabriel Terra e Rossini Xavier, que também responde pela direção musical do grupo.
A formação da OFMP inclui acordeon, violão, violão de sete cordas, viola caipira, cavaquinho, bandolim, baixo acústico e percussão.
“A proposta é explorar a música popular brasileira em toda a sua pluralidade, percorrendo ritmos e sotaques das diferentes regiões do país, sempre com instrumentos que fazem parte da identidade cultural da nossa região”, explica Rossini Xavier.
Parceria com a Prefeitura
O projeto é realizado por meio de parceria com a Prefeitura de Franca, via Termo de Colaboração nº 0058/2025, com a Associação Educacional do Samba (Ases do Ritmo).
Além das oficinas, a orquestra recebe recursos para manutenção e realização de ensaios semanais.
Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://linktr.ee/ofmp.franca.
SERVIÇO
Orquestra Francana de Música Popular – Oficinas gratuitas de música
Instrumentos: acordeon, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão e percussão
Aulas: segundas-feiras, até novembro de 2026
Inscrições: até 9 de fevereiro
Formulário: https://docs.google.com/forms/u/3/d/13w6wV6PeUN6-hSbTRCCB931Zd_VVfqH-DrvaoUz4KLs
Local: EE Prof. Pedro Nunes Rocha – Rua Joviano Soares, 2650 – Vila Europa
Professores: Marquinho Sabino, André Giacometti, Claryssa Pádua, Guilherme Garcia e Ronaldo Sabino.