O Hospital do Câncer de Franca completou neste 6 de janeiro de 2026, seus 24 anos de história no atendimento à comunidade francana – com tratamentos de ponta, acolhimento e humanização.
Além da cidade de Franca, 21 municípios da região são atendidos pelo hospital, que registra mais de 40 mil atendimentos anuais entre consultas, procedimentos e sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros – recebendo desde recém-nascidos até adultos – com tratamentos de alto nível técnico.
Toda essa estrutura médica, humana e tecnológica é disponibilizada para o atendimento gratuito (SUS) de uma população estimada em mais de 750 mil habitantes.
História
O Hospital do Câncer de Franca nasceu do sonho e empenho de pessoas altruístas como os empresários Onofre de Paula Trajano, Pelegrino Donato e Luiza Helena Trajano Donato, que sensibilizados com as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com câncer de Franca e região ao se deslocarem para outras cidades a fim de buscarem tratamento, resolveram que a cidade necessitava urgentemente de um hospital para atender a estas demandas.
Assim, estes três beneméritos mobilizaram vários outros empresários da cidade e juntos idealizaram este grande projeto, que se concretizou com a fundação do hospital em 6 de janeiro de 2002.
Hoje, o Hospital do Câncer é a unidade oncológica que faz parte do Grupo Santa Casa de Franca – que engloba ainda a Santa Casa (Hospital Geral de alta complexidade), o Hospital do Coração (unidade coronariana) e que ainda administra os AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidades do Governo de São Paulo) das cidades de Franca, Casa Branca, Campinas, São Carlos, Vale do Jurumirim e Ribeirão Preto – visando oferecer tratamentos específicos e mais comodidade para pacientes que lutam contra o câncer.
Segundo o presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Dr. Sidnei Martins de Oliveira, os primeiros equipamentos foram doados pelo grupo Magazine Luiza, por Pelegrino José Donato e os irmãos Luiza Trajano Donato e Onofre de Paula Trajano.
Na época, o hospital atendia cerca de 120 pacientes por mês – e atualmente mantém mais de 1,5 mil pacientes em tratamento.
Tecnologia de ponta Construído inicialmente numa área de 1.300 metros quadrados, o Hospital do Câncer de Franca com o rápido aumento da demanda ampliou rapidamente suas instalações, para continuar
proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes – e hoje é referência entre os grandes centros oncológicos do país.
Mantendo um corpo clínico competente e especializado, bem como equipes multiprofissional e técnica altamente capacitadas, o Hospital do Câncer atende a população com serviços de excelência em Quimioterapia, duas Radioterapias (com tecnologia de ponta entre as melhores do país, que atuam com maior precisão na aplicação de radiação e melhor qualidade de vida para o paciente), Braquiterapia (radioterapia invasiva), Hormonioterapia, Eclipse (ou Sistema de Planejamento Conformacional) e o Aparelho de Ortovoltagem, entre outros, proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes.
Oferece ainda uma estrutura de apoio multiprofissional nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição e medicina nuclear – além de um grande Centro de Reabilitação, que envolve amplo trabalho na área de fisioterapia, essencial
à plena recuperação dos pacientes nas etapas do pós-operatório e durante o próprio tratamento.
Após diversas ampliações conta hoje com uma infraestrutura moderna e bem equipada, organizada em várias alas como Quimioterapia (Pavilhão Rionegro & Solimões), Radioterapia (Pavilhão Luiza Trajano Donato), alas do Centro de Reabilitação (Pavilhão Onofre de Paula Trajano).
O presidente Dr. Sidnei Martins de Oliveira comenta: “O Hospital do Câncer de Franca, assim como todo o Grupo Santa Casa, tem em sua essência a prática da filantropia, sendo sob essa base que foi edificado e tem evoluído ao longo dessas décadas.
Com a construção do Hospital do Câncer de Franca, nossa população passou a contar com os melhores
tratamentos e atenção humanizada aqui mesmo em nossa cidade, o que impacta profundamente os
resultados dos tratamentos, pois as respostas físicas e psicológicas positivas auxiliam os pacientes no
enfrentamento da doença e no processo de recuperação. Ao longo dos anos, o hospital cresceu e se modernizou sem perder sua essência.
Isso se deve à dedicação de médicos, gestores, equipes multiprofissionais e da diretoria administrativa voluntária, que unem experiência, inovação, responsabilidade na gestão e humanização no cuidado. Esse é o nosso compromisso com as pessoas da comunidade de Franca e das cidades de nossa região. Nosso agradecimento aos parceiros da iniciativa privada, aos Poderes Executivo e Legislativo, às instituições voluntárias e à população de Franca e região, que abraçam o Hospital do Câncer como um patrimônio coletivo. Este hospital é mais do que uma estrutura física: é um espaço de esperança, respeito à dignidade humana e fé na ciência. Seguimos com gratidão pelo que foi construído e com esperança em um futuro ainda melhor”, concluiu.