O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoveu 290 ações educativas em outubro, alcançando 49.581 pessoas em 122 municípios paulistas.
As atividades envolveram as 20 superintendências e ampliaram a presença da autarquia nas ruas, com foco na redução de sinistros e na orientação direta a pedestres, motociclistas e motoristas.
Entre as regionais, Franca liderou o número de atividades, com 63 ações realizadas ao longo do mês. Na sequência, aparecem a Superintendência em São Paulo, com 48, e Presidente Prudente, com 25 ações.
Ednéia Nascimento, superintendente em Franca, destaca a importância do trabalho educativo na redução de ocorrências e na conscientização dos diferentes públicos.
A velocidade não perdoa
O mês marcou o lançamento da campanha “Não corra. A velocidade não perdoa.”, direcionada aos motociclistas.
O Detran-SP também continuou com a realização das campanhas educativas permanentes, focadas nos riscos do uso de álcool combinado com direção, além da importância do respeito à faixa de pedestre, e levando orientações práticas à população, reforçando atitudes que ajudam a prevenir atropelamentos.
“O trabalho educativo tem se mostrado fundamental para reduzir sinistros e preservar vidas. Aqui na região de Franca, cada abordagem é uma oportunidade real de orientar motoristas e pedestres, corrigir comportamentos de risco e reforçar a importância do respeito às normas de trânsito. Esse contato direto faz diferença no dia a dia das nossas vias”, disse Edneia.