Brechós estão impulsionando a renda e a independência financeira para mulheres

16 - 03 - 2025- Franca

Franca Franca

Nos últimos anos, os brechós deixaram de ser apenas uma alternativa econômica para compras, mas também se transformaram em uma opção de negócio que envolve moda, rentabilidade e sustentabilidade.

O que antes era visto como antiquado ou local de roupas sem utilidade, transformou-se em uma potência no mercado que, unida ao consumo consciente, vem transformando o setor e atraindo cada vez mais olhares investidores e as mulheres se destacam nesse segmento.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Moda está entre um dos que tiveram destaque no ranking de crescimento do mercado brasileiro de franquias em 2024, com aumento de 8,5% em comparação ao ano anterior.

Geração de renda

Para as mulheres esse empreendimento também significa uma forma de empoderamento, permitindo que elas se tornem protagonistas de suas histórias.

“Estar à frente de um negócio abre possibilidade para mulheres que buscam uma fonte de renda flexível em um mercado tão promissor”, ressalta Michelle Svicero, especialista em moda e diretora da Release, rede de brechó premium.

Segundo ela, “os brechós oferecem uma oportunidade para gerar renda de forma independente, principalmente em um contexto onde a desigualdade de gênero ainda é uma realidade no mercado de trabalho. Dessa forma, empreender no segmento permite que muitas mulheres assumam o controle de suas finanças”.

Second hand

De acordo com dados do Boston Consulting Group, em 2024 roupas adquiridas em brechós ocupavam 12% do guarda-roupa dos brasileiros e o número deve aumentar para 20% neste ano, o que representa uma movimentação de R$24 bilhões no país.

Para  a empresária, além do aspecto financeiro, os brechós têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

“O second hand já é uma tendência global e no Brasil vem se firmando a cada ano. Esse modelo de negócio promove a economia circular, o que reduz diretamente o desperdício têxtil e aumenta o incentivo ao consumo consciente”, destaca a empresária, que atua no setor há mais de 10 anos.

Sobre a Release

Fundada em Bauru (SP), por Michelle Svicero, a Release é uma rede de brechó premium que atua como intermediária entre pessoas que querem vender e as que querem comprar roupas de forma consciente e sustentável.

A empresa segue um perfil feito para mulheres e com conceito único de reinventar o estilo, transformando a moda em um ciclo sem fim. Com previsão de faturamento de R$90 milhões em 2025, a rede prevê fechar o ano com 50 unidades.


 

Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca