A castração de cães e gatos em Franca segue a todo vapor! O programa gratuito de esterilização de animais prevê realizar 2,5 mil procedimentos neste trimestre, totalizando cerca de 10 mil até o final de 2025.
A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar animal e promover a posse responsável, além de contribuir para o controle populacional.
O serviço é oferecido para tutores que residem na cidade e contempla tanto machos quanto fêmeas.
Para garantir a segurança do procedimento, a Secretaria de Meio Ambiente orienta que os animais estejam saudáveis no dia da cirurgia. No caso das fêmeas, elas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando.
Como agendar a castração?
Para acessar o serviço, os tutores devem retirar as fichas de castração no Canil Municipal, localizado na rua José Gianesela, 415, no City Petrópolis.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h. Atualmente, o canil também conta com 36 animais disponíveis para adoção, sendo 30 cães de diferentes raças e portes.
O responsável pelo animal precisa ter 21 anos ou mais e apresentar documentos originais e cópias do RG, CPF e comprovante de endereço dos últimos três meses.
A Prefeitura mantém convênio com duas clínicas credenciadas para a realização das cirurgias. Após a retirada da ficha, o tutor deve entrar em contato com as unidades para agendar a castração.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389.
Protetores de animais aprovam o programa
A professora de dança e protetora voluntária Andrea Miguel, moradora do bairro Miramontes, destaca a importância do serviço gratuito: “É uma bênção esse trabalho, e o atendimento, tanto no Canil como nas clínicas, é de qualidade. Só nesta semana, levei vários animais para castrar”.
No Residencial Zanetti, Michele Cristina de Oliveira, que tem um cão e dois gatos castrados, também atua na proteção animal e reforça o impacto do programa.
“Nesta semana, levei 16 animais para serem esterilizados. No bairro, já existe uma conscientização sobre a importância da castração para garantir uma vida melhor para os cães e gatos”, afirma.
Com o aumento do número de castrações, a expectativa é que mais famílias tenham acesso ao serviço, reduzindo o abandono e proporcionando mais qualidade de vida aos animais de Franca.