O Sacramentos Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024, elaborado na Serra da Canastra em Minas, é um dos grandes destaques do Brasil no Guia Descorchados 2025.
O vinho figura o topo das páginas da publicação latino-americana como Melhor Tinto Brasileiro pela terceira vez em apenas quatro safras. O Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 tem previsão de lançamento para março. Estará à venda no site da Sacramentos Vinifer e nas lojas World Wine.
Quem assina o rótulo é a Sacramentos Vinifer, que em novembro de 2018 plantou suas primeiras mudas de Syrah e Sauvignon Blanc no Vinhedo São Miguel, localizado na cidade de Sacramento, no Alto Paranaíba, na microrregião de Araxá.
A primeira safra da vinícola, em 2021, deu origem ao Sacramentos Sabina Syrah, que já saiu premiado com uma Medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022 – principal concurso de vinhos no mundo – e a mais alta pontuação de um vinho brasileiro no Descorchados 2022. Em 2023, o Sabina Syrah voltou a se destacar no Descorchados, sendo eleito Melhor Tinto.
Perfil frutado
Segundo o fabricante, o vinho mostra um perfil frutado, que valoriza a tipicidade varietal e proporciona uma grande gama de alternativas de consumo.
O co-fundador da Sacramentos Vinifer, Jorgito Donadelli, destaca que o recém premiado Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 representa uma evolução do trabalho enológico da marca e da história do Sabina Syrah.
O uruguaio Alejandro Cardozo – duas vezes eleito como melhor enólogo pelo Guia Descorchados -, enólogo-chefe da Sacramentos, identificou diferenças em algumas parcelas do solo. A partir de um estudo minucioso das uvas provenientes destas plantas, ele fez uma seleção especial de Syrah para criar o Sabina Seleção de Parcelas.
“Essa particularidade observada em lotes de nossos vinhedos nos apresentou a possibilidade de novas expressões da Syrah no terroir brasileiro, especificamente em Minas Gerais. Com talento e sensibilidade, Alejandro nos conduziu à elaboração de um vinho único, com um conceito que representa um novo marco para a Sacramentos e para o mercado”, resume o francano Jorgito Donadelli.
Origem calabresa
O projeto foi inspirado na matriarca da família, que dá nome ao mais premiado rótulo nacional no momento. Sabina, de origem calabresa, apreciava vinhos ao seu modo: às vezes, enquanto cozinhava no fogão a lenha, os bebia em uma caneca.
Segundo o portal Itatiaia, neste ritual diário entre a família, era comum Sabina contar aos filhos sobre seus antepassados, que faziam o próprio vinho na Itália.
Falecida muito cedo, deixou em seu filho Jorge, pai de Jorgito, o desejo de dar continuidade à tradição familiar, que ele homenageia com o Sabina Syrah, recordando uma rotina que lhe traz boas memórias.