A chegada dos aplicativos de transporte ao mercado brasileiro mudou definitivamente a forma como vivenciamos a mobilidade urbana no país.
Uma pesquisa publicada neste ano, realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), demonstrou que os brasileiros estão usando cada vez menos ônibus e mais aplicativos.
Ainda segundo os dados, em 2024, 11,1% da população já considera este tipo de locomoção como seu preferido.
Diante disso, a Maxim, aplicativo internacional de transporte que atua no país há mais de três anos, promoveu um levantamento em sua plataforma para saber qual é a média de usuários do app por habitantes das cidades em que opera. Os dados são referentes aos últimos 12 meses.
Neste quesito, as cidades que se destacaram foram Franca (no estado de São Paulo) e Castanhal (no Pará), ambas com uma média de 7 pedidos de viagem por morador.
Três cidades aparecem empatadas em terceiro lugar, com uma média de 6 pedidos por habitante: Caruaru (PE), Itaituba (PA) e Boa Vista (RR).
Ainda de acordo com o levantamento, foi descoberto um dado curioso: o número máximo de pedidos de viagem realizado por uma única pessoa.
Mesmo caminho
Neste caso, em primeiro lugar aparece um usuário do município de Santarém (PA), que solicitou corridas pela Maxim um total de 134 vezes no último ano.
Analisando os detalhes dos pedidos, é possível que este seja um caminho que o passageiro esteja habituado a fazer, tendo em vista que os endereços de embarque e desembarque são geralmente os mesmos.
Em segundo lugar, temos um usuário de Araguaína (TO), que solicitou um veículo da Maxim 127 vezes. E, por fim, fechando o top 3, há um passageiro de Itaituba (PA), totalizando 119 pedidos de corrida.