O esporte que mistura elementos do tênis tradicional e do vôlei de praia está ganhando popularidade em Franca: o Beach Tennis.
Com uma mistura de diversão e competição, a modalidade atrai pessoas de todas as idades. A cidade já oferece opções para quem quer começar ou aperfeiçoar a prática, tanto em espaços públicos quanto em clubes privados.
Uma delas são as aulas gratuitas oferecidas pela FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), que visam democratizar o acesso ao esporte e revelar novos talentos.
Além das aulas, a FEAC também organiza eventos para fomentar a prática do Beach Tennis em Franca.
“As aulas gratuitas da FEAC foram minha porta de entrada para o Beach Tennis. É uma atividade muito prazerosa e que me ajuda a manter a forma física”, comenta Maria Eduarda Gomes, aluna da FEAC e apaixonada pelo esporte.
No Poliesportivo, Parque dos Trabalhadores e no clube Castelinho, o Beach Tennis se tornou a nova sensação.
As quadras de areia nesses locais vivem cheias, com praticantes regulares e também novatos que buscam aprender o esporte.
Corpo em movimento
Clara Martins, 28 anos, começou a praticar Beach Tennis há seis meses no Poliesportivo.
“Eu sempre busquei uma atividade física que fosse mais dinâmica e divertida. Quando descobri o Beach Tennis aqui no Poli, adorei”.
“É ótimo para socializar e ao mesmo tempo manter a forma. As aulas gratuitas incentivam ainda mais, pois tornam o esporte acessível”, comenta a atleta amadora, destacando o clima descontraído e acolhedor das turmas que se reúnem para jogar.
Já no clube Castelinho, o Beach Tennis é um dos esportes mais procurados pelos associados. Rodrigo Silva, instrutor da modalidade, explica o interesse e aumento na procura.
“Temos observado um aumento expressivo no número de praticantes. As quadras estão sempre ocupadas e, por isso, ampliamos o espaço para atender à demanda. O Beach Tennis é perfeito para quem quer um esporte completo, que trabalha o corpo todo e ainda proporciona muita diversão”, ressalta.
Em Franca, existem mais de 15 quadras particulares para a prática do esporte.
Crescimento
O Parque dos Trabalhadores também se tornou um ponto de encontro para os entusiastas do Beach Tennis.
Nos fins de semana, é comum ver famílias inteiras se reunindo para jogar, o que mostra como o esporte é inclusivo.
“Comecei a jogar com meus filhos como uma atividade em família, e agora não consigo mais parar”, diz João Henrique Vieira, 42 anos. “É uma ótima maneira de passar o tempo ao ar livre e praticar um exercício.”
As aulas gratuitas oferecidas pela FEAC acontecem tanto no Poliesportivo quanto no Parque dos Trabalhadores durante a semana e as inscrições, caso haja vaga, são feitas diretamente com os professores da modalidade nos locais das aulas:
Complexo Poliesportivo:
Terças e quintas-feiras
9 às 10 horas – 10 a 13 anos
10 às 11 horas – de 14 anos ou mais
10 às 11 horas – 14 a 17 anos
Parque dos Trabalhadores:
Quartas e sextas-feiras
7h40 às 8h30 – adulto
8h30 às 9h20 – 10 a 13 anos
9h20 às 10 horas – 13 a 16 anos
Segundas e quartas-feiras
14h30 às15h30 – 10 a 13 anos
15h30 às 16h30 –14 anos ou mais.