Franca prepara estratégias junto com empresários para fomentar o turismo na região

18 - 03 - 2024- Franca

Franca Franca

Aconteceu mais uma reunião entre Prefeitura de Franca e empresários da região para elaboração de estratégias que fomentem o turismo em várias áreas. Uma delas é o turismo rural.

Para isso, a ideia inicial é mapear e traçar as trilhas ciclísticas que existem na região e, através delas, divulgar pontos de parada e até pernoite a partir das moradias, pousadas e hotéis que estão no trajeto, visando aliar a prática esportiva ao lazer. A estimativa é que haja em torno de 100 trilhas na região.

A empresária Cristiane Kaulich, de Patrocínio Paulista, tem uma fazenda com reserva florestal, cachoeira e uma área para refeição. Ela comemorou a iniciativa da Prefeitura.

“Eu achei fantástica esta ideia. Era o que a gente precisava. Temos uma riqueza enorme na nossa região e precisamos expandir isso, ampliar nossas rotas e pontos turísticos. A iniciativa valoriza o pequeno proprietário. O que a Prefeitura está propondo é uma união de tudo que estava desvinculado”, disse.

Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, um encontro preliminar foi realizado no início da semana, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas que participam de passeios ciclísticos.

Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis.

Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e o escaneamento de QR Code pelo celular.

Fernando Rached Jorge, presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) participou da reunião e disse que Franca tem um amplo potencial turístico.

“Estamos falando de turismo rural, com a possibilidade de rotas para o café; religioso, com grandes eventos como o Hallel e Comadef; gastronômico, com cervejarias premiadas e pratos típicos; e de negócios, com um parque industrial reconhecido e área de serviços em expansão”.

“Temos ainda o turismo de aventura, com mais de 200 rotas de bicicleta e moto catalogadas em Franca e região, o que nos torna um destino espetacular para aqueles que buscam esse tipo de atividade”, destacou.


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca