Em Franca, ampliação e construção das novas creches vai aumentar oferta de vagas

30 - 01 - 2024- Franca

Franca Franca

Para garantir novas vagas para crianças, a Prefeitura de Franca segue com a construção de quatro novas creches em regiões diferentes da cidade.

Além disso, cinco ampliações estão em fase de finalização, compreendendo a construção de novas salas, sanitários e outras dependências.

As novas unidades estão localizadas no Residencial Copacabana, Jardim Piratininga, Residencial Zanetti e Nossa Senhora das Graças (Pacaembu). As obras estão adiantadas e há outra que será construída no Jardim Vera Cruz. A unidade já está licitada.

Nestas construções a Prefeitura está investindo recursos na ordem de R$ 30 milhões. Cada uma terá capacidade para acolher 208 crianças, o que deve representar em torno de 1.040 novas vagas para crianças de 4 meses a 5 anos.

Nossa Senhora das Graças e Copacabana

As pessoas que residem ou circulam pelas ruas Pastor José Aparecido Arantes, esquina com a rua Benedicto Eurico do Nascimento, no Residencial Nossa Senhora das Graças (Pacaembu), podem observar o avanço das obras da futura creche do bairro, já coberta e com as paredes recebendo acabamento.

São mais de 1,4 mil metros quadrados de área construída, com investimentos na ordem de R$ 5,2 milhões, nos moldes das demais unidades em obras.

Em outra área da cidade, na região Oeste, já foram levantadas as primeiras paredes da futura creche do Residencial Copacabana, na rua Valdir Garcia.

Além disso, as partes das fundações e terraplenagem estão em fase de conclusão, começando os serviços de alvenaria, com levantamento das primeiras paredes. O muro de fechamento da área está sendo construído.

Piratininga e Zanetti

Já a creche do Jardim Piratininga, localizada entre as ruas Jorge Matoso e Dr. William Salomão, está em fase de terraplenagem, limpeza e drenagem da área.

A outra construção em andamento fica localizada entre as ruas Manoelita Pontes Castaldi e Maria Alice Tavares Coelho, no Residencial Zanetti.

Toda a preparação da área, com terraplenagem e fundação já foi realizada e começam a surgir as primeiras estruturas de alvenaria.

Todas as construções seguem o padrão FNDE, atendendo a todas as normas de acessibilidade, com espaços amplos propiciando a fácil circulação das crianças e a iluminação natural.

Outros investimentos

Nos dois últimos anos, além dessas construções, a Prefeitura realizou ampliações em oito creches, já entregues.

Somando-se a elas, outras 5 unidades, elevando o número para 13, que estão com as obras em fase de finalização e previsão de entrega a Secretaria da Educação em fevereiro.

Ao todo serão 10 salas de aulas e sanitários, bem como demais dependências, como a instalação de coberturas em áreas de circulação das crianças e funcionários.

Atualmente Franca conta com 85 creches, subsidiadas pela Prefeitura, com a gestão de entidades e instituições, habilitadas em chamamentos públicos, atendendo cerca de 12 mil alunos.

 

Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca