Perdeu o prazo para saque do PIS/Pasep? Ainda é possível retirar o dinheiro. Veja

31 - 12 - 2023- Franca

Franca Franca

O prazo oficial para efetuar o saque do abono salarial de 2023, referente ao ano-base de 2021, encerrou-se nesta quinta-feira (dia 28).

A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do PIS, informou que aproximadamente 84,5 mil trabalhadores não resgataram o benefício deste ano, totalizando cerca de R$ 71,7 milhões.

Após esse limite, os valores não retirados são restituídos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Mas é possível recuperar o montante após esse período, por meio do envio de uma solicitação ao Ministério do Trabalho.

Por lei, o trabalhador tem cinco anos para resgatar o dinheiro, contados a partir do encerramento do calendário anual, sem a necessidade de determinação judicial, conforme estabelece o artigo 4º da Resolução 838 do Codefat, de setembro de 2019.

Passo a passo 

Se você perdeu o prazo para sacar o PIS/Pasep, ainda pode ter direito ao benefício, mas é necessário seguir um procedimento específico para solicitar o saque.

Siga o passo a passo para o PIS

01. Acesse o site da Caixa Econômica Federal: https://www.caixa.gov.br/

02. No menu “Benefícios e Programas”, selecione “PIS”

03. Clique em “Consultar Pagamento”

04. Informe o número do NIS (PIS/Pasep), que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS

05. Informe a senha da internet. Caso não tenha, clique em “Cadastrar Senha” e siga as instruções

06. Após acessar o sistema, verifique se há valores disponíveis para saque

07. Caso o saldo seja inferior ao salário mínimo, pode ser que não seja possível realizar o saque on-line. Nesse caso, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal para obter informações sobre como proceder com o saque

08. Se o prazo foi extrapolado, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158) e em uma a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade, para realizar a solicitação junto à pasta.

Passo a passo para o Pasep 

01. Acesse o site do Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/

02. No menu, clique em “Acesse sua conta”

03. Escolha a opção “Pasep”

04. Informe o número de inscrição no Pasep, que está no Cartão do Cidadão, Carteira de Trabalho ou extrato do FGTS

05. Informe sua senha de 8 dígitos. Se não tiver, clique em “Cadastrar Senha” e siga as instruções

06. Após acessar o sistema, verifique se há valores disponíveis para saque

07. Caso o saldo seja inferior ao salário mínimo, pode ser que não seja possível realizar o saque on-line. Nesse caso, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil para obter informações sobre como proceder com o saque

08. Se o prazo foi extrapolado, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158) e em uma a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade, para realizar a solicitação junto à pasta.

(Com informações do jornal Extra)


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca