Garoto francano Ryan, 12 anos, competirá em torneio nacional de xadrez em Brasília

01 - 10 - 2023- Franca

Franca Franca

"Ele começou a mover as peças com uns amiguinhos vizinhos. Perto de casa tinha uma ONG chamada Veredas, lá voluntários davam aulas de esportes e também xadrez. Meus filhos Ravi, com nove anos, e Ryan, com sete, escolheram jogar xadrez. E daí para frente não pararam mais", conta Maria Paula Souza Diniz Pinto, mãe de Ryan.

Hoje com 12 anos, Ryan é apaixonado pelo xadrez, e viu no Torneio Inklusiva de Xadrez Escolar uma chance de compartilhar o seu talento. "Eu achei na internet sobre o torneio, no canal do Raffael Chess. Eu quis participar desse torneio", explica o menino.

A Inklusiva é uma fintech social e educacional que visa ampliar o alcance do desenvolvimento social. O torneio é o primeiro realizado pela empresa, e participam estudantes de 6 a 21 anos. O torneio dará certificados NFTs – tokens digitais não fungíveis – para os participantes. Após as etapas regionais, os cinco participantes vencedores competirão presencialmente em Brasília, no dia 25 de novembro.

Sobre ter vencido a etapa paulista, Ryan disse não ter ficado nervoso. "Joguei tranquilo, eu já estava acostumado, porque eu jogava em casa". Seu irmão, Ravi, também jogou no torneio paulista e conquistou o terceiro lugar.

Sua mãe conta que os meninos participam da escola de xadrez da Prefeitura de Franca. Os professores, vendo o talento das crianças, os incentivam a participar de torneios, o primeiro em 2019. "Eles pegaram firme, se dedicaram bastante ao xadrez, aprendendo jogadas, a parte tática, estudando partidas e evoluindo. Hoje são atletas e bolsistas da Feac de Franca", conta Maria Paula.

O pai, Robson Rodrigues Pinto, fala com orgulho da trajetória dos filhos. "Um motivo de orgulho demais são esses meninos. Eles têm facilidade, aprendem muito rápido. Agora, ele está todo animado para ir para Brasília nessa viagem. O que eu devo fazer é agradecer a Deus por esses filhos que ele mandou para mim".

"Estou muito ansioso para jogar lá em Brasília", conclui Ryan, que se prepara para a fase nacional da competição, no dia 25 de novembro.


Fonte - GCN Sampi
Fonte de imagem - GCN Sampi