Casarões antigos são transformados em restaurantes e café em Ribeirão Preto

06 - 11 - 2019- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

Nos próximos dias, dois casarões em Ribeirão Preto serão reinaugurados, se transformando em restaurantes e espaços culturais. Na sexta-feira, 8, na Avenida Nove de Julho, será inaugurado o Hous Drinkeria.

“Além de contar com ótima gastronomia e drinks feitos por um dos melhores mixologistas de São Paulo, a Hous traz como diferencial sua localização, um casarão com natureza integrada, em plena Nove de Julho, avenida tradicional da cidade que já foi referência em bares e restaurantes”, conta Ana Carolina Dias de Souza, gerente da casa.

Os pratos do cardápio foram desenvolvidos pelo chef Marcos Adriano. A proposta central foi criar pratos contemporâneos, coloridos, versáteis e diferenciados, aliados a técnicas francesas de cozimento, modo de servir, empratar e o uso de louças adequadas à proposta da casa.

Dentre os pratos em destaque no cardápio estão, por exemplo, o steak tartar de filé mignon picado na faca, bruschetta de bacalhau desfiado, costeletas de porco sous vide e a salada Heineken, que traz um mix de folhas, molho à base de cerveja Heineken, camarões flambados e vinagrete morno.

Já o cardápio de drinks do novo espaço chama a atenção pela diversidade, são cerca de 40 opções. A inspiração, mais uma vez, vem dos jardins da casa, chamado de Jardrinks, o local ideal para apreciar as bebidas e os pratos diferenciados.

Além do cardápio de drinks, a Hous contará com cervejas da Heineken e uma carta de vinhos variados.

Palacete 1922

Na próxima terça-feira, 12, na Rua Álvares Cabral, o antigo Palacete Jorge Lobato, será reinagurado na forma do Palacete 1922 Café e Restaurante.

Abandonado desde os anos 90, o destino do casarão parecia ser a ruína. Porém, em 2015, uma família de engenheiros e arquitetos “adotou” o local.

Os arquitetos Hector e Ingrid Sominami, com a ajuda do pai e engenheiro, Carlos Eduardo Lopes, deram início à reestruturação do palacete que levou dois anos para ser concluída.

O trabalho de restauro utilizou apenas os materiais disponíveis em 1922, época em que o prédio foi construído. "O nosso desejo foi de quebrar o paradigma de que um patrimônio tombado é um mico", explicou Lopes. O engenheiro comenta que há uma “má fama” entre alguns empresários de que um prédio histórico traz muitos gastos, o que reduz o valor de mercado do imóvel.

Ele afirma que uma empresa que associa a sua marca ao restauro de um patrimônio tombado tem a imagem potencializada perante à sociedade. Apesar disso, admite que ainda há um temor do mercado e do poder público em investir nesse tipo de obra.

A cozinha do palacete é comandada pelo chef paulista Danilo Sakamoto. Após anos atuando em restaurantes na capital São Paulo e também em Fernando de Noronha, Sakamoto retornou a Ribeirão Preto, cidade onde iniciou a carreira na gastronomia.

O cardápio possui pratos com nomes de personalidades ribeirãopretanas da época. Como o Jorge Lobato, prato composto por um Cowboy steak angus grelhado, com musseline de mandioca, brócolis ramoso grelhado e paçoca salgada de carne seca.

Ou o Diederichsen, com filet de peixe grelhado, com purê de abóbora e cenoura assadas, molho de peixe defumado e chips de banana.

Endereços

Hous Drinkeria
Avenida Nove de Julho 652, Ribeirão Preto

Palacete 1922
Rua Álvares Cabral, 716


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide