Nas 12 edições do Projeto ‘Arrastão da Limpeza’ realizadas pela Prefeitura de Franca neste ano, mais de 266 toneladas de materiais em geral (móveis e utensílios domésticos), foram recolhidas e destinadas ao Aterro Sanitário.
Somente na última edição deste ano, no final de novembro, os caminhões recolheram 38,8 toneladas de materiais.
Os números são da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena essas ações sempre no último sábado de cada mês.
Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a recolha dos materiais é importante, tendo em vista a prestação de serviços à população, que pode fazer o descarte sem sair de casa, bastando estar atenta as orientações e deixar o que não usa mais nas calçadas nos dias dos Arrastões.
Além do benefício ambiental e a saúde pública, pois são materiais que deixam de ser destinados em terrenos vazios, atraindo insetos e, muitas vezes, armazenando água servindo de criadouro para o mosquito da dengue.
Ao manter essa programação do Projeto ‘Arrastão da Limpeza’ para o ano que vem, a Prefeitura busca conservar a cidade limpa e livre de objetos que comprometem o paisagismo urbano.
O primeiro Arrastão da Limpeza de 2.023 está previsto para o dia 7 de janeiro, abrangendo os 12 bairros da Região Sul, compreendendo da Morada do Verde até o Jardim Santa Bárbara e prolongamento.
Outro importante serviço prestado pela secretaria, fora das edições do Arrastão da Limpeza, é a recolha gratuita de materiais, como móveis ou utensílios. Neste caso, os interessados deverão solicitar o serviço, que é prestado mediante agendamento pelo telefone (16) 3711-9440.