A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca acontecerá nesta terça-feira (22) e quarta (23), das 8h às 13h, no salão de eventos do Uni-Facef – Unidade II. O evento é realizado pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca – e parceiros.
Nesta edição, o encontro terá como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: ações necessárias para reparação” e pretende abordar questões como “violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A abertura, às 8h30 desta terça-feira (22), deve reunir o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, vereadores e juízes.
“A Conferência é um espaço de participação social, garantido pela Constituição. Nós vamos entender como as crianças e adolescentes ainda sofrem com o impacto da pandemia, principalmente no aspecto de saúde mental. E a partir dessa escuta das crianças, dos adolescentes e dos profissionais que trabalham com esse público, nós vamos poder planejar as políticas públicas. Encaminharemos documentos para os órgãos responsáveis, como Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social, para o prefeito, elencando o que precisam fazer para melhorar os serviços em Franca e a gente consiga proteger crianças e adolescentes”, afirmou Vanessa Tristão, presidente do CMDCA.
A conferência é realizada a cada dois anos e é uma oportunidade de diálogo sobre direitos e deveres de todos, de avaliar a realidade, compreender as dificuldades e propor estratégias. O evento é realizado em âmbito municipal e em 2023 acontecerá a conferência estadual, ocasião em que, segundo Vanessa, o município apresentará cinco propostas para que sejam transformadas em serviços públicos.
As palestrantes convidadas para o evento são a psicóloga Bárbara Martins, mestranda em Psicologia Social, atuante nas temáticas de direitos humanos, direitos da criança e adolescente, SGD e trabalho em rede, e a assistente social Mariana Peres, coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social infanto juvenil de Limeira (SP).
22/11
8h – Credenciamento
8h30 – Mesa com autoridades e abertura oficial
9h- Aprovação do Regimento Interno
9h20 – Diagnóstico do município de Franca: como vivem as crianças e adolescentes e os desafios para garantir proteção social.
9h45 – Apresentação Cultural- vídeo das conferências livres
10h – Coffee-break
10h30 – Palestra: “ A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: Ações Necessárias para a Reparação”
12h – Finalização
23/11
8h – Credenciamento
8h20- Abertura
8h40- Apresentação Cultural- Ramon Mocambo “ Transformando a pirâmide em pião: ocupação poética sobre os 32 anos do E.C.A.”
9h – Encaminhamento para os Eixos Temáticos (Levantamento de propostas nos eixos, eleição interna de delegados)
10h30 – Coffee-Break
11h – Plenária com apresentação das propostas trabalhadas nos eixos
11h45- Eleição dos delegados
12h- Encerramento Oficial
Serviço
12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca
Data: 22/11 e 23/11/2022 – Terça e Quarta-feira
Local: Salão de Eventos do Uni-Facef II – Avenida Alonso Y Alonso, nº 2400 – Bairro São José
Entrada: Inscrições pelo link