A Cia. de Teatro Vovó Cachola retorna aos palcos com o projeto O Tempo Encantado e, através do espetáculo Tic Tac Era Uma Vez e oficinas de Artes Cênicas, se propõe a envolver o público para apreciar e valorizar a riqueza e a beleza da cultura brasileira. A democratização da arte está presente neste projeto que será totalmente gratuito – tanto oficinas como espetáculo – e com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.
O espetáculo infantil será apresentado em três cidades – Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho, entre os meses de setembro e novembro de 2022.
A primeira parada acontecerá em Ribeirão Preto. O público poderá se aventurar com uma viagem pelo universo do folclore brasileiro e a magia do teatro no dia 23 de setembro, no Teatro Santarosa. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.
Nas três cidades, o espetáculo Tic Tac Era Uma Vez será apresentado em duas sessões, às 14h e 20h.
A apresentação teatral no período da tarde será voltada para o público de escolas públicas e entidades sociais. E, na sequência, haverá um rico bate-papo sobre produção teatral com os educadores, alunos e pessoas atendidas pelas instituições.
Ao compartilhar detalhes e curiosidades que envolvem a produção de um espetáculo, a Cia. Vovó Cachola visa a sensibilizar os convidados sobre a importância do fazer artístico e da cultura para a sociedade.
A Vovó Cachola surgiu há oito anos e, neste período, se apresentou para um público formado por mais de 25 mil crianças. Além da diversão, lazer e entretenimento através da arte, a companhia formada pelos produtores culturais Anabrisa Tamaso e Edinho Souza tem a missão de democratizar a cultura e impulsionar a indústria que este setor tão importante da economia brasileira movimenta.
“Há toda uma batalha por trás de um projeto para a democratização da cultura. E precisamos conscientizar a população sobre isso. Não é só oferecer uma atividade gratuita, é necessário formar público, engajar o público”, disse Anabrisa.
Apenas este projeto da Cia. Vovó Cachola envolve 30 profissionais, que vão desde as costureiras, passando pelo pessoal da técnica, produção de cenários, equipe de marketing, chegando até os atores. “O teatro também cumpre com seu papel social na economia, ao gerar emprego e renda”, observou Edinho.
O Projeto O Tempo Encantado, com as apresentações do espetáculo e as oficinas de Artes Cênicas, são uma iniciativa da Cia. Vovó Cachola, com apoio do Ministério do Turismo, através da lei de incentivo à cultura, e patrocínio do Grupo Hapvida.
O espetáculo Tic Tac Era Uma Vez é um dos instrumentos para ativar e enriquecer o imaginário do público infantil com a vivência dos contos e encantaria popular brasileira, colaborando para a formação cultural das crianças.
A história encenada com o Tic Tac Era Uma Vez é inspirada em contos Como Surgiu a Noite, O Saci e O Espelho Mágico, da coleção Estórias e Lendas do Brasil. A peça traz o sonho de embelezar o imaginário das crianças com a vivência dessas histórias que fazem parte da encantaria popular brasileira.
O projeto O Tempo Encantado também promoverá Oficinas de Artes Cênicas de Jogos Teatrais, Brincadeiras Cantadas e Palhaço. Todas gratuitas.
Os encontros sobre cada tema serão divididos em quatro módulos e realizados no Espaço A Fábrica (antigo Estúdios Kaiser de Cinema), em Ribeirão Preto.
As inscrições, de forma online, deverão ser feitas até dia 21 de setembro ou até o preenchimento das vagas.
O formulário para se inscrever e também mais detalhes e informações sobre o projeto podem ser acessados pelo site www.vovocachola.art.br.
Todas as atividades do projeto contarão com acessibilidade. Haverá tradução em LIBRAS, para deficientes auditivos e AT, para deficientes visuais.