Cavalhadas da Franca acontecem neste fim de semana, com entrada gratuita

12 - 08 - 2022- Franca

Franca Franca

As Cavalhadas da Franca serão apresentadas neste final de semana, no Parque de Exposições “Fernando Costa”, no sábado (13), às 20h, e no domingo (14), às 14h, com entrada gratuita. O espetáculo será retomado após dois anos suspenso por conta da pandemia. A expectativa é reunir um público de cinco mil pessoas nos dois dias do evento. 

Realizada pelo Clube das Cavalhadas da Franca, a encenação é uma tradição de quase 200 anos na cidade, apresentada desde 1831. “Depois de dois anos pandêmicos, que tivemos as atividades interrompidas, estamos voltando com força total, com muita união dos participantes das Cavalhadas, em parceria com a Prefeitura, para trazer a festa da família francana e da região novamente à população”, afirmou o presidente do Clube das Cavalhadas da Franca, Marcus Vinícius Palermo Falleiros.

A entrada é gratuita, mas quem puder colaborar pode doar óleo de cozinha ou farinha de trigo para contribuir com a também tradicional Festa Di San Gennaro, promovida pela Apae de Franca em setembro.

O enredo

Patrimônio Cultural Francano e integrante do calendário oficial de eventos do município, o espetáculo é marcado por muitas músicas, diversão e adrenalina.

As Cavalhadas narram as batalhas entre cristãos e mouros, povos árabes que tentaram invadir a Europa, pelo norte da Espanha e sul da França, nos séculos VIII e IX, e a conversão da princesa Floripes, filha única do Sultão de Constantinopla (rei mouro), ao cristianismo, dando fim à guerra.

A trama tem início na noite de sábado, com a Cerimônia dos Encamisados, quando os cavaleiros, todos vestidos de branco, e portando lanternas, com as luzes apagadas do gramado central do Parque “Fernando Costa”, digladiam. O Sultão de Constantinopla e Carlos Magno (rei cristão) insultam um ao outro para que aceite a sua religião, mas não chegam a um consenso e partem para a guerra. 

São encenadas, com os cavalos, algumas evoluções que representam lutas e o espetáculo termina sem diálogo, com o início das batalhas.

Na tarde de domingo, o espetáculo recomeça com um soldado mouro, o Ferrabrás, morrendo pelas mãos de Oliveiros, que é um soldado de confiança de Carlos Magno. Ele invade o território cristão e começa toda a evolução do enredo, com embaixadas, com o rapto da princesa Floripes, filha do Sultão, pelos cristãos e a “explosão” do castelo mouro. 

A princesa é o ponto alto da encenação, a protagonista de todo enredo das Cavalhadas da Franca, porque ela se converte ao Cristianismo e no final de toda a trama, quando os exércitos mouros fogem para o campo de batalha, abandonando o castelo, ela suplica ao pai que aceite o Santo Batismo, a lei de Cristo; ele aceita e se converte também. A conversão da filha o convence. Os cristãos são representados pela cor azul e os mouros, vermelha.

Na sequência, o público pode se divertir com a parte de recreação, no Torneio de Habilidades entre os cavaleiros, que precisam demonstrar toda a sua destreza com o cavalo e, com as armas, alcançar os alvos – argolinhas e as chamadas “cabecinhas”.

No dia 29 de julho deste ano, o Clube das Cavalhadas lançou o documentário “Cavalhadas da Franca: Rumo aos 200 anos” que conta a história deste folguedo na cidade e as experiências emocionantes vividas pelos participantes desta tradição que atravessa gerações. O documentário pode ser assistido no Canal do Youtube: (https://www.youtube.com/watch?v=bK5wA_hqEHY&t=536s).

Mais informações também estão disponíveis no site www.cavalhadasdafranca.com.br.

 

Serviço

Cavalhadas da Franca

Sábado, dia 13 de agosto, às 20h – Cerimônia dos Encamisados

Domingo, dia 14 de agosto, às 14h – Batalha Simbólica entre Mouros e Cristãos

Parque de Exposições Fernando Costa

(Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Vila Exposição)

Entrada gratuita


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On