O Uni-Facef encerrou mais uma edição do Trote Solidário com evento festivo na noite de sexta-feira (1º), no Ginásio Demétrio Soares, no Complexo Champagnat. Após um mês e meio, os calouros dos cursos de graduação participaram da gincana de encerramento do Trote e comemoraram a expressiva arrecadação de donativos.
Os estudantes conseguiram mais de 10 toneladas de alimentos, 450 latas de suplementos para pacientes com câncer e contabilizaram 63 doações de sangue – essa prova era facultativa.
Os alimentos, entregues pelas equipes na semana passada, já foram destinados para várias entidades de Franca. As latas de suplemento alimentar serão doadas ao Centro de Voluntários da Saúde de Franca nos próximos dias e encaminhadas para pacientes em tratamento contra o câncer.
A novidade desta edição do Trote Solidário foi a prova em que as equipes tiveram que desenvolver um projeto social em alguma entidade assistencial da cidade, de livre escolha dos alunos.
A atividade deveria ser relacionada aos cursos das respectivas equipes. O projeto que teve a pontuação mais alta foi da equipe do curso de Publicidade e Propaganda, que propôs ações de comunicação e arrecadação para a ONG Corrente do Bem, do Grupo Mulheres do Brasil.
Os projetos foram entregues na quarta-feira passada (30) e avaliados por uma comissão técnica, formada por docentes do Uni-Facef. Durante a final do Trote Solidário, os estudantes apresentaram as propostas, que foram avaliadas também por uma comissão de jurados, nos quesitos referentes à apresentação. O júri avaliou ainda os mascotes e a melhor torcida. “Na mesma semana em que assistimos a mais um caso de trote violento no Paraná, nos deparamos com um evento cheio de energia e alegria igual a esse. É muito bom ver iniciativas como a do Uni-Facef em engajar os calouros em projetos bons, saudáveis e do bem como o Trote Solidário”, afirmou a jornalista Nelise Luques, repórter do Jornal Verdade, que fez parte da comissão de jurados na final.
A equipe Verde, do curso de Administração, foi a vencedora. A classificação geral ficou da seguinte forma: Administração, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Psicologia, Engenharias (Engenharia Civil e Engenharia de Produção), Enfermagem, Medicina, Ciências Contábeis e Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação).
O vice-reitor João Comparini, que presidiu a cerimônia, e a professora Dra. Melissa Bandos, pró-reitora de extensão do Uni-Facef, conduziram o evento e enalteceram o engajamento dos novos universitários e os excelentes resultados do Trote Solidário, promovido há mais de 30 anos pela instituição.
O Tio Paulo e equipe foram responsáveis, de forma voluntária, pelas provas da gincana para os calouros, que agitou o público presente na grande final do Trote Solidário.