As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Brasilândia, Luiza e Santa Clara, que atendiam apenas casos de síndrome gripal e covid-19, retomam os atendimentos de rotina nesta quarta-feira, 2.
As UBSs funcionaram por mais de um mês com atendimento exclusivo de casos respiratórios, após um novo pico da pandemia, em janeiro. Agora, com o registro de queda na demanda e a necessidade da volta de consultas e procedimentos de rotinas, as unidades retomam sua normalidade.
Segundo a Prefeitura, entre 17 de janeiro e a terça-feira da semana passada, as três UBSs atenderam 11.927 pacientes. A média de atendimento diário, que chegou a 600, caiu para 200.
Além dos atendimentos caírem, a Prefeitura informou que o índice de pacientes positivos para covid-19 também teve queda.
“Em janeiro, metade dos testes apresentava resultado positivo. Hoje, nos exames realizados nas unidades municipais de atendimento covid, este índice está abaixo de 30%”, continuou a nota.
O funcionamento do Pronto-socorro “Álvaro Azzuz” permanece exclusivo para sintomas gripais e covid.
Ainda segundo a Prefeitura, de 17 de janeiro até a terça-feira da semana passada, passaram por atendimento no pronto-socorro 31.415 pessoas, sendo a maior quantidade de pacientes registrada no dia 18 de janeiro, com 1.354 atendimentos - foram 781 pacientes nesta terça-feira, 22.
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita permanecem com os atendimentos clínicos de urgência e emergência.