Chuva volumosa melhora vazão no Canoas e Sabesp suspende racionamento

13 - 10 - 2021- Franca

Franca Franca

A Sabesp anunciou o fim do racionamento de água em Franca nesta segunda-feira, 11. A chuva registrada na cidade nos últimos dias foi determinante para permitir a suspensão do rodízio de abastecimento, que seguiria até o próximo dia 14. As precipitações elevaram a vazão do Rio Canoas, principal manancial que abastece o município. 

Segundo a Sabesp, a alta no volume de água no Canoas já vinha sendo registrada e possibilitou inclusive manter o fornecimento de água para 100% da cidade sem interrupções desde a semana passada, dia 5.

O mês de outubro registra o maior volume de chuva dos últimos meses, com acumulado 75,7 milímetros, segundo dados da estação convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Somente no domingo, 10, choveu 35,6 milímetros.

O racionamento em Franca começou no dia 2 de setembro e durou 40 dias, tendo a fase mais severa no meio deste período. Inicialmente, a cidade foi dividida em quatro bairros com corte de água por 24h e 48h com abastecimento. Como a crise hídrica persistiu, o modelo foi alterado e a Sabesp passou a trabalhar de modo mais restritivo, com três blocos de bairros e fornecimento por 36h com e  interrupção por 36h.

No comunicado sobre a suspensão oficial do rodízio, a Sabesp ressaltou que “a vazão dos mananciais ainda está em fase de recuperação, por isso continua monitorando a situação e também o consumo de água no município. A Companhia pede que a população continue colaborando com o uso consciente da água, sem desperdícios”.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On