Iansa promove palestras, arrecada cabelo para perucas e faz carreata no Outubro Rosa

01 - 10 - 2021- Franca

Franca Franca

A Iansa (Instituição de Apoio Nossa Senhora Aparecida) prepara, mais uma vez, uma programação especial do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A entidade promoverá palestras com especialistas, desfile de moda com pacientes e uma carreata.

“Todo mês de outubro, a gente trabalha ações para falar sobre prevenção, autoestima, saúde e beleza. Eu já tive câncer de mama, fiz tratamento de quimio e radioterapia e sei da importância de encontrar esse apoio”, disse Eliane Aparecida Bonine de Melo, fundadora da Iansa.

A programação será aberta com a 6ª edição do Chá Fraterno e Desfile Rosa com as pacientes em tratamento contra o câncer, dia 4 de outubro, às 17 horas. O convite custa R$ 50. 

Ao longo do mês, haverá também palestras presenciais. A primeira delas abordará o tema “Solidão: estado ou sentimento?, no dia 14, às 19h30.

No dia 18, das 9h às 17h, a instituição vai promover o Dia da Beleza, evento gratuito para doação de cabelos para a oficina de confecção de perucas para serem doadas às pacientes com câncer. A pessoa que fizer a doação terá direito ao corte de cabelo.

A segunda palestra do Outubro Rosa da Iansa será sobre “O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida de pacientes com cuidados paliativos ou até mesmo curá-los?”, às 19h30, O tema será abordado pela médica Huang Wei Ling.

No dia 28, às 19h30, o ciclo de palestras será encerrado com um encontro para falar sobre “Os 7 pilares da saúde”, com Joana Ribeiro e Eduardo Tão. Todos os eventos acontecerão na unidade II da Iansa, que fica Rua João de Góes Conrado, nº 2570, no Bairro São José. As palestras serão transmitidas pelo Facebook e Instagram.

A programação terminará com a Carreata Outubro Rosa, com saída do Hospital do Câncer, no dia 30, às 9 horas. Esta ação contará com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil e CME (Conselho da Mulher Empreendedora)/Acif. “Em 2020, por causa da pandemia, realizamos as palestras através de lives e tivemos um bom resultado, mas é muito importante voltar ao presencial, porque permite uma interação maior. Voltaremos com toda precaução contra a Covid-19”, afirmou Eliane.

Missão de vida

A assistente social Eliane Bonine de Melo, 54, criou a Iansa, casa de apoio para pacientes com câncer e seus familiares, durante um dos momentos mais desafiadores de sua vida. Ela estava em tratamento contra um câncer de mama e precisou passar por cirurgia e sessões de radioterapia e quimioterapia.

Eliane descobriu o tumor aos 43 anos durante consulta de rotina. Ela comentou com a médica que havia perdido uma tia com câncer de mama e a ginecologista considerou mais seguro fazer uma mamografia. O exame detectou o câncer no seio. “No começo foi bem complicado, um turbilhão de emoções, mas a fé nos fortalece e Deus me mostrou que tinha um propósito na minha vida. Tive inspiração para criar a Iansa, que estava pronta exatamente quando terminei o tratamento, que durou um ano”. A casa de apoio foi criada em fevereiro de 2010.

Atualmente, a entidade mantém, com doações, duas unidades em Franca e realiza em média 1.500 atendimentos por mês a pessoas da própria cidade e outros 30 municípios.

Para moradores de Franca, são oferecidos atendimentos com psicólogo, assistente social, doados suplementos e realizados empréstimos de camas hospitalares e cadeiras de rodas. Já para quem vem de outras cidades, há hospedagem na casa (24 leitos) e são servidas refeições diárias.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On