Retomada do comércio gera boa expectativa em comerciantes de Franca

20 - 04 - 2021- Franca

Franca Franca

Após a fase emergencial do Plano São Paulo, teve início no domingo (18), a fase de transição, que autoriza a retomada de praticamente todas as atividades econômicas com restrição de horário e com limite de 25% de clientes. Nesta segunda-feira (19), por volta das 11h, o calçadão registrava um movimento considerável de pessoas, avaliado pelos comerciantes comum para o horário.

Apesar de estar com a capacidade reduzida, não foram registradas filas em portas de lojas, provavelmente por conta do horário, mas a expectativa é de crescimento com o passar das horas. No calçadão da Praça Barão, a Polícia Militar dava o apoio para a retomada, além de um movimento mais intenso de quem subia do terminal Ayrton Senna.

O empresário Carlos Roberto de Freitas Moura, tem uma loja de roupas há 22 anos. Após dias de portas fechadas e trabalhando apenas com vendas pela internet, o francano mantinha uma boa expectativa para esta reabertura.

“A gente mantém o pensamento positivo de que as coisas vão melhorar, tem que ser assim. Não tem sido nada fácil para quem tem comércio no país inteiro e em Franca infelizmente não é diferente”, relatou.

Ainda de acordo com Moura, a loja precisou fazer alguns reajustes para continuar com as portas abertas. Antigamente ele tinha três funcionárias e outra freelancer aos finais de semana. “Agora são apenas duas fixas, é o que conseguimos manter. Precisamos muito da ajuda do poder público, aquela medida de redução de salário foi muito importante no ano passado, precisamos dela novamente para continuar, além do adiamento dos vencimentos de impostos, só assim vamos conseguir recuperar de verdade”, salientou.

Regras

A fase de transição anunciada na última semana, autoriza que comércio em geral atenda presencialmente, das 11h até às 19h, com a capacidade reduzida à 25%. Está autorizado ainda o modo take away e drive-thru, de 5h às 20h e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.

A mesma regra é aplicada aos shoppings e galerias.

 

Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On