Franca vive expectativa de avançar para fase laranja

21 - 08 - 2020- Franca

Franca Franca

Menos de 24 horas da coletiva do governo do Estado de São Paulo, sobre as classificações das regiões, a cidade de Franca vive a expectativa de avançar para a fase 2, de cor laranja. A instalação de novos leitos de UTI, anunciados pela Santa Casa no início da semana, pode ser fator determinante para que Franca saia da fase mais restritiva.

O comerciante Herbert Alex, tem uma loja de fotografias no calçadão de Franca, ele conta que na fase laranja as pessoas podem entrar e permanecerem no interior da loja, o que faz toda a diferença. “Quando o cliente está no interior ele vê o que a loja oferece, você mostra as novidades, é diferente. Neste tempo de pandemia está sendo muito difícil, tem dia que vende muito, tem dia que vende pouco, mas no geral está complicado de continuar”, contou o empresário, que teve que renegociar o aluguel do imóvel onde a loja dele fica.

Leitos

O que tem deixado Franca na fase mais restritiva é a baixa quantidade de leitos disponíveis. Nos últimos meses o município e a região contavam com pouco mais de 4 leitos para cada 100 mil habitantes, a pior taxa do estado.

No último sábado chegaram mais 10 respiradores, que serão convertidos em 10 leitos, mas se trata de um processo lento, já que cada um desses leitos demanda profissionais e diversos outros equipamentos.
Na quarta-feira a Santa Casa informou que já havia montado 4, o que elevou os leitos SUS de 27 para 31. A expectativa é de que os outros 6 estejam disponíveis em até duas semanas.

 


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On