Família promove campanha em Ribeirão Preto para ajudar reserva indígena

03 - 08 - 2020- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

Desde 2013, a pedagoga Anita Adas e os filhos, Tatiana e Arthur Adas Gallo, promovem, em Ribeirão Preto, uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar medicamentos e roupas para serem doados à reserva indígena Xavante Pimentel Barbosa, no Estado do Mato Grosso. O material coletado atende às várias aldeias da reserva. Neste ano, a situação, já precária dessa população, foi agravada com a chegada da pandemia da Covid-19.

Os moradores, liderados pelo cacique Tsuptó, improvisaram um posto de atendimento e isolamento no espaço onde funcionava a escola. Agora, o local abriga tanto as pessoas que apresentam sintomas mais leves, quanto os casos mais graves. Os atendimentos são feitos por um médico cubano que atuou por um período na região e por enfermeiras no contraturno, voluntariamente. Além disso, a demanda por remédios específicos para os infectados e por itens de subsistência aumentou de forma significativa. "As comunidades originárias e tradicionais são invisíveis aos governos federal, estadual e municipal e, também, a boa parte da sociedade civil. Por isso, temos que agir", ressalta Anita.

Diante da atual circunstância, o empenho para suprir as necessidades da reserva ficou ainda maior. Para potencializar o alcance da campanha e, com isso, levantar os recursos essenciais para ajudar essa população o quanto antes, os envolvidos nesse projeto decidiram organizar uma vaquinha on-line. Quem quiser contribuir pode acessar o link.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide