Robôs que aumentarão a capacidade de testes de Covid-19 chegam a Ribeirão Preto

13 - 07 - 2020- Franca

Franca Franca

Os dois robôs que ajudarão na detecção do novo coronavírus em pacientes de Ribeirão Preto chegaram neste sábado, 11. Eles serão instalados no Supera Parque e devem agilizar o processo de execução de exames PCR para detecção da doença. Cada um dos robôs tem capacidade para realizar até 800 exames por dia.

Os robôs fazem a extração e separação do RNA do vírus da secreção nasal coletada do paciente. Atualmente, o processo que leva em média quatro horas, levará cerca de duas horas com o novo equipamento.

Feita a separação, a próxima etapa consiste em misturar o RNA a uma substância reagente. Se a presença do vírus for positiva, a substância, em contato com o RNA emite fluorescência microscópica. No caso de não haver presença do vírus da Covid-19 a fluorescência microscópica não é emitida.

“Os robôs irão permitir a execução de até 800 exames por dia. Com isso poderemos zerar a fila de espera e aumentar ainda mais a nossa capacidade de testagem e de controle da doença, além de aperfeiçoar as estratégias de combate ao vírus”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide