A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica, a partir desta segunda-feira (15), a edição do terceiro bimestre da Prova Paulista.
Até o dia 24 de setembro, 2,6 milhões estudantes matriculados em classes regulares do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio terão os conhecimentos e habilidades avaliados — veja calendário por ano/série abaixo.
Na região de Franca, 37,8 mil estudantes devem fazer as provas nas próximas semanas.
A avaliação implantada pela pasta tem, entre seus objetivos, apoiar os professores na identificação mais precisa dos conteúdos mais e menos assimilados pelos estudantes ao longo do bimestre.
Sistema de avaliação
Nesta edição, de acordo com a Diretoria de Avaliação, a Prova Paulista contemplará questões alinhadas às habilidades e competências consideradas no Saeb (Sistema da Avaliação da Educação Básica) nos anos e séries que farão a prova nacional este ano: 5º, 9º e 3ª série do Ensino Médio.
Esta é mais uma das ações para preparar os estudantes da rede estadual para a avaliação externa de diagnóstico da educação básica no país.
Prova aplicada em dois dias
São dois dias de aplicação de provas para cada ano/série. O primeiro é dedicado a questões de língua portuguesa e ciências humanas e o segundo, a matemática e ciências da natureza.
Alunos do Ensino Médio também têm a prova ajustada de acordo com o seu itinerário formativo, seja de exatas, humanas ou ensino técnico.
Itens das disciplinas de orientação de estudo de língua portuguesa e matemática, componentes dos currículos do 9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio, também serão incluídos na Prova Paulista do 3º bimestre.
O calendário foi organizado pela Seduc-SP para garantir que todos os estudantes, em diferentes cidades e regiões, façam as provas no mesmo dia.
Autonomia
As unidades, porém, têm autonomia para definir os horários conforme o período de aula de cada turma. Para isso, cada aplicador gera um token (código de segurança) para validar o início da avaliação de cada estudante na plataforma Sala do Futuro.
No caso de feriado municipal, as escolas podem utilizar os dias 23 e 24 de setembro para repescagem. Os gabaritos serão disponibilizados a partir do dia 25 de setembro.
A Prova Paulista é uma avaliação diagnóstica aplicada no 1º, 2º e 3º bimestre. No entanto, escolas e professores podem utilizar até 30% do resultado da prova para compor a nota do boletim bimestral de cada disciplina avaliada.