O Dia Nacional dos Deficientes Auditivos, celebrado em 26 de setembro, é uma data de reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas deficientes auditivas na sociedade brasileira.
A data foi instituída pela Lei nº 11.796/2008, em memória à criação da primeira escola de surdos do Brasil. O Sebrae Franca recentemente destacou a data durante o Empretec, que foi realizado em parceria com o Instituto Credicitrus, de 1 a 6 de setembro, e capacitou 24 empretecos.
Na capacitação, um participante deficiente auditivo se destacou pela determinação e pelo engajamento. Para garantir sua plena participação, ele contou com o apoio de intérpretes de Libras, que o acompanharam em todas as atividades do curso.
“Agradeço imensamente ao Instituto Credicitrus e ao Sebrae pela oportunidade de participar deste curso. Ele superou todas as minhas expectativas e me proporcionou um aprendizado valioso que certamente abrirá novas portas na minha vida profissional”, celebrou Vitor Batista Silva, participante do Empretec.
Reconhecimento
Vitor ainda destacou a ajuda dos profissionais do Sebrae-SP. “Os intérpretes de Libras foram excelentes profissionais e proporcionaram melhor entendimento do conteúdo, que é bem extenso. Mas, com a ajuda dos intérpretes, facilitadores e de meus amigos do curso, obtive um melhor entendimento”, explicou.
O empreendedor reforçou ainda que indica o Sebrae por toda a receptividade, acessibilidade, atendimento e profissionalismo, e pretende fazer outras capacitações. “Pretendo me desenvolver como empreendedor e aprimorar minha carreira profissional”, finalizou.
Agente de inclusão
Para a gestora estadual do Programa de Acessibilidade e Inclusão do Sebrae-SP, Mariana Grecco Romaschka, a presença do aluno reforça o papel da instituição como agente de inclusão.
“Com o Programa Sebrae Mais Acessível, temos o objetivo de tornar o Sebrae-SP um ambiente mais acessível, inclusivo e diverso para os clientes. É muito importante quando temos a oportunidade de mudar a vida das pessoas com deficiência, através do empreendedorismo. Porque empreender é para todos”.
O Sebrae ressalta que qualquer pessoa com deficiência que buscar um curso ou atendimento na instituição encontrará a estrutura necessária para participar plenamente.
A iniciativa simboliza o compromisso em abrir caminhos para que cada vez mais pessoas, independentemente de suas condições, possam desenvolver suas habilidades empreendedoras e transformar seus negócios.