A Secretaria de Saúde de Franca, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz Brasília, iniciou a primeira capacitação do projeto Nós na Rede.
A iniciativa busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da Educação Permanente em Saúde, reorganizando práticas e estimulando ações inovadoras que promovam transformação de vidas e inserção social.
O encontro reuniu cerca de 30 profissionais da Atenção Básica, Atenção Especializada e Urgência, além de colaboradores dos CAPS III, CAPS AD III, Residências Terapêuticas e equipes do Consultório de Rua.
A formação, conduzida por Elídia Torres, do Ministério da Saúde, terá 120 horas de duração — 30 presenciais e 90 a distância.
Entre os eixos do curso está a estratégia da redução de danos no cuidado a pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em conflito com a lei.
As próximas etapas da capacitação estão previstas para outubro, novembro e dezembro de 2025, com encerramento em fevereiro de 2026.
A meta nacional é qualificar mais de 42 mil profissionais do SUS para ampliar o acesso a um atendimento mais humanizado e eficiente.