Morador de Franca é primeiro do país a assinar contrato em braille

22 - 01 - 2020- Franca

Franca Franca

A tarde de ontem (21), foi uma data mais que especial para um morador de Franca. Elieser Oliveira de Souza possui deficiência visual e foi convidado para assinar o contrato em braille da casa própria dele em Brasília, no mês passado.

Ele foi o primeiro do Brasil a assinar um contrato deste tipo e foi convidado ainda para representar a população com deficiência visual.
O atendente de SAC tem 31 anos e adquiriu um imóvel no Condomínio "Jardins de Franca", empreendimento da Pacaembu Construtora que já está em obras. "Estou assinando o contrato da minha primeira casa e fico muito feliz em fazer parte desse momento tão único e de poder representar toda a nação de pessoas com deficiência, inclusive as pessoas com deficiência visual", afirmou Elieser durante a cerimônia de assinatura do contrato.

Elieser tem uma história de superação. Ele perdeu totalmente a visão do olho direito quando tinha 20 anos, após sofrer um acidente de moto. Com o olho esquerdo ele consegue enxergar apenas 20%. Após enfrentar uma depressão, ele se casou há 7 anos, e atualmente cursa Gestão em Recursos Humanos.

O diretor comercial da Pacaembu, Fred Escobar, afirmou que a oferta de documentos em braille valoriza a inclusão social.
"É um passo importante na democratização do sistema de financiamento habitacional. A Pacaembu se sente orgulhosa de ser a primeira construtora do país a concretizar a venda de um imóvel para um deficiente visual com esse novo serviço. Nossas lojas já estão prontas para receber, orientar e incluir mais clientes como o Elieser, no sistema de financiamento imobilário para a realização do sonho da casa própria", afirmou.

A casa do Elieser será entregue totalmente adaptada à realidade dele. Serão instalados fixadores nas portas para que a mesma não bata, adesivos em braille em todas as instalações elétricas da casa, sinalizando quando o interruptor está ligado ou desligado e as voltagens das tomadas. No quadro de distribuição de energia as identificações também são em braille, torneira por alavanca, e acessórios específicos para deficientes visuais no banheiro.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On