Com uma programação repleta de atrações culturais, a Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Júlio Cardoso, de Franca, comemora 100 anos de atividades, nesta quinta-feira (25).
Inaugurada em 1924, para oferecer cursos industriais básicos de mecânica de máquinas e marcenaria, a unidade foi integrada ao Centro Paula Souza (CPS) em 1994 e contabiliza atualmente mais de 1,5 mil alunos matriculados em cursos técnicos modulares e no Ensino Médio Integrado ao Técnico, em várias áreas.
Além da sede centenária, localizada na rua General Carneiro, no centro, a Etec ministra cursos em outras unidades de ensino que funcionam como classes descentralizadas.
Muitas empresas surgiram dali
De acordo com a diretora da Etec Dr. Júlio Cardoso, Rita Lombarde, o centenário ressalta a sensação de pertencimento de todas as pessoas que participaram da trajetória da escola.
“Ao longo de um século, passaram por aqui diversas personalidades que ajudaram a construir a história da nossa região”, afirma.
Segundo ela, “a educação transforma vidas de forma permanente. Essa é a mensagem que queremos transmitir aos jovens de hoje e inspirar as gerações do futuro.”
Programação
A semana inteira contou com uma programação especial em homenagem ao centenário, incluindo apresentação de curta metragem sobre a história da escola, sarau com o escritor Carlos Assunção e bate-papo com ex-alunos.
Nesta quinta-feira (25), a solenidade de aniversário tem início às 9 horas com uma apresentação da fanfarra do Tiro de Guerra.
À tarde, haverá um abraço coletivo no edifício, às 16 horas. No período da noite, a partir das 19 horas, com a presença da bateria do Centro Universitário Municipal de Franca (Unifacef), ex-alunos da Etec farão a abertura de uma cápsula do tempo enterrada 12 anos atrás.
Na sexta-feira (26), os estudantes contarão com apresentações musicais de DJ nos horários de intervalo. Às 10h30 será enterrada uma nova cápsula do tempo. A programação encerra-se com um jantar para convidados no período da noite.