Ribeirão Preto tem 200 vagas gratuitas para ensino superior a distância

22 - 10 - 2019- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

Ribeirão Preto contará com 200 vagas gratuitas para ensino superior a distância. As vagas são para os cursos de licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia, além de bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

Podem participar do vestibular quem tiver concluído o ensino médio ou estiver cursando, com a conclusão prevista até o período da matrícula.

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas até o dia 14 de novembro, às 14h, pelo site da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), sob o custo de R$ 45. No entanto, quem tiver inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terá isenção da taxa no período de 15 a 18 de outubro, até as 15h.

Aos candidatos que estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação, pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou desempregados será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição.

O processo seletivo será realizado no dia 1º de dezembro, às 13h, de forma presencial. A lista completa dos locais da prova estará disponível no site da universidade no dia 28 de novembro. O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte, também on-line. O início das aulas está previsto para fevereiro.

Formação

Os alunos do eixo de computação poderão se formar, em três anos, como bacharéis de Tecnologia da Informação. Se continuarem por mais um ano, se tornarão cientistas de dados e, caso optem por prosseguir por mais dois, se formam engenheiros. Já os ingressantes nas licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em Letras, Matemática e Pedagogia.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.

Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura –computadores, impressoras e acesso à internet – e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal no youtube.

Em Ribeirão Preto, o polo será na Fundação de Formação Tecnológica, localizada na Rua Álvares Cabral, 629.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide