Carreta da Hanseníase fica até esta terça-feira no Pronto-Socorro

08 - 10 - 2019- Franca

Franca Franca

Esta terça-feira, 8, será o último dia de atendimento ao público da Carreta do Projeto Roda Hans, que está de passagem por Franca desde a semana passada. Ela é composta por uma equipe multidisciplinar, formada por dois médicos, um fisiatra e enfermeiros, contando com o suporte e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos estão sendo oferecidos das 8 às 14 horas, no estacionamento do Pronto-Socorro, na Vila Imperador, e a busca ativa está sendo realizada na recepção da unidade.

Alguns sinais como manchas pelo corpo e perda da sensibilidade, são indicativos da presença da doença. Na manhã dessa segunda-feira, dos pacientes abordados na busca ativa, dois tiveram o diagnóstico da hanseníase e depois de atendimentos foram encaminhados para tratamento, recebendo as orientações adequadas. O objetivo desse projeto é justamente esse, divulgar o trabalho e esclarecer as dúvidas, permitindo nessas abordagens das pessoas que apresentem algum sinal, que realizem o exame e descobrindo a doença em fase precoce inicie imediatamente o tratamento.

O Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Ong DAHW, tendo o suporte da Prefeitura de Franca e do Governo do Estado de São Paulo. Na última semana, em duas ocasiões foram realizados treinamentos para as equipes locais e das 22 cidades da região, no Salão Azul da Secretaria de Saúde. O propósito foi compartilhar informações com os profissionais da saúde sobre a doença e indícios que podem indicar a presença da doença.

Os pacientes residentes na região e usuários dos serviços de saúde, cujos servidores observarem indícios da hanseníase também estão sendo convidados a virem até Franca, aproveitando a estrutura da Carreta que se encontra no PSM. Os casos em que o diagnóstico for positivo as pessoas receberão as orientações para o tratamento adequado na rede pública.

 

 


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca