Termina nesta terça-feira Decreto Municipal sobre restrições

30 - 03 - 2021- Franca

Franca Franca

Termina nesta terça-feira (30), a vigência do Decreto Municipal que estipula restrições maiores à circulação em Franca. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que os números serão avaliados pelo Comitê de Combate à Covid-19, e que a princípio é mantida a previsão do término para o dia 30.

Após a cidade atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, o prefeito Alexandre Ferreira se reuniu com prefeitos de cidades da região. Eles entraram em acordo com as restrições, para que elas seguissem um padrão tanto em Franca quanto nos municípios próximos. No dia 18 durante uma coletiva de imprensa, Ferreira explicou as medidas e explicou que a cidade estava no limite, principalmente em relação aos leitos e a dificuldade de encontrar profissionais de saúde para o trabalho.

No dia 20 o Decreto foi publicado e já entrou em vigor na segunda-feira (22). O transporte público chegou a ser suspenso, mas diante críticas pelo fato de que os trabalhadores de indústrias, farmácias e supermercados, que podem funcionar, ficariam sem o transporte, a prefeitura voltou atrás e anunciou coletivos em horários de pico, mas somente para os trabalhadores destes setores.

Outra polêmica em torno do decreto, foi o fechamento de Casas Lotéricas. Pelo texto do poder Executivo, as mesmas deveriam permanecer fechadas assim como outras agências bancárias. Mais de 20 proprietários entraram com uma ação na Justiça pedindo que o fechamento fosse derrubado, o que foi acatado pelo juiz de plantão de Franca, Charles Bonemer através de uma liminar.

O magistrado inclusive dispensou diversas críticas ao texto, ressaltando que as pessoas de baixa renda seriam as mais prejudicadas pelo fechamento, já que elas são as que mais usam o serviço, além disso Bonemer afirmou que pela lei a mudança de horário em serviços bancários deve ser anunciada com no mínimo 30 dias de antecedência, justamente por conta da importância do serviço que é prestado.

Três dias depois o juiz titular da comarca, Aurélio Miguel Pena derrubou a liminar, obrigando que as lotéricas ficassem novamente fechadas até o dia 30.

O decreto mais severo proibiu o atendimento presencial no comércio, apenas delivery. Os postos de combustíveis das 5h até às 20h, quem podia atender presencialmente só com a metade da capacidade. Apenas supermercados e farmácias poderiam abrir integralmente, porém controlando o fluxo de clientes.

Dados

O Jornal Verdade realizou um levantamento sobre os índices de isolamento social alcançados do dia 22 até o dia 28 de março, no período 7 boletins foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Franca.
Confira o índice de cada dia:

Segunda-feira (22) – isolamento: 44%
Terça-feira (23) – isolamento: 37%
Quarta-feira (24) – isolamento: 42%
Quinta-feira (25) – isolamento: 37%
Sexta-feira (26) – isolamento: 38%
Sábado (27) – isolamento: 39%
Domingo- (28) – isolamento: 39%


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On