Videoconferência discute desigualdade e desafios das mulheres na música clássica

17 - 03 - 2021- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

Uma iniciativa da Fundação Donne, em parceria com a União Brasileira de Compositores, promove uma videoconferência com musicistas e compositoras, no âmbito do projeto "Mulheres na Música", que vão conversar sobre as desigualdades enfrentadas por mulheres na música de concerto brasileira; evento apresentará dados do relatório anual internacional “Por Elas Que Fazem a Música”, sobre a participação feminina em concertos. 

Com inscrições gratuitas, o evento conta com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Jocy de Oliveira, Adriana Calcanhotto, Joyce Moreno, Catarina Domenici e a professora Silvia Berg da Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto. 

Em levantamento da Fundação Donne, na temporada de 2019-2020, em 15 grandes orquestras mundiais, apenas 3,6% das peças executadas foram compostas por mulheres. Foram analisadas 1,5 mil apresentações, com ao menos 4 mil obras musicais, onde apenas 142 foram escritas por mulheres. Segundo a fundação, “nesse ritmo, teremos de esperar até cerca de 2050 para ter pelo menos uma peça de uma compositora em todos os concertos”. 

Segundo a professora Silvia Berg, a presença tardia das mulheres nas atividades musicais se explica pela “estreita relação da música com os ritos católicos, que as excluíam”. A professora cita ainda as diferenças no acesso aos estudos musicais, direito que a classe feminina conquistou anos depois dos homens. Ainda, muitas mulheres não tem acesso a três fatores necessários para a produção artística: tempo, espaço e suporte econômico. 

As inscrições podem ser feitas gratuitamente e o evento será transmitido pela plataforma Sympla.  

Serviço
Live: “Donne: Celebrando, apoiando e amplificando mulheres na música”
 da Fundação Donne com a União Brasileira de Compositores.
Data: Terça-feira, 16 de março
Horário: 14h as 16h
Plataforma: Sympla

Programação

“Projeto Donne: Como tudo começou e para onde queremos ir!” com Gabriella di Laccio, soprano, curadora e ativista.

“Com a palavra: Elas!” Debate com as participantes sobre experiências profissionais, desafios, conquistas, lições aprendidas e conselhos para futuras gerações.

“Por Elas Que Fazem A Música; Relatório 2021”: União Brasileira de Compositores realiza apresentação do relatório anual da participação das mulheres na música, com base nos dados da UBC.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide