‘Festival Brilhe’ está com inscrições abertas até dia 19 de março

16 - 03 - 2021- Franca

Franca Franca

Acontece de 17 a 25 de abril, o “Festival Brilhe”, de forma online e totalmente gratuita. A intenção da iniciativa é potencializar a discussão e a visibilidade da cena Drag Queen, King e Queer juntamente à cena circense, refletindo também a relação entre circo e artistas LGBTQI+, que exploram essas linguagens no Brasil estendendo-se à toda América, principalmente à América Latina.

Segundo a organização do festival, passarão pelo picadeiro apresentações artísticas no formato de Shows online aos finais de semana, com artistas que exploram essas artes, além de mesas virtuais com debates voltados para as técnicas e recursos do universo circense e Drag, além da presença de especialistas da temática LGBTQIA+ e seus temas transversais com o universo drag e circense.

O festival é destinado ao público interessado nas linguagens do circo e na arte drag, além do público LGBTQIA+ e entusiastas em geral, sendo praticantes ou espectadores. Todas as atividades serão gratuitas.
Os shows e uma parte da programação serão transmitidos abertamente pelo YouTube, já as rodas de conversa e oficinas acontecerão pela plataforma Zoom e precisam de inscrição para participar. A inscrição de participantes poderá ser realizada a partir do dia 22 de março, diretamente no site ou nas redes sociais do festival.

Envio de propostas

As inscrições de envio de propostas artísticas estão abertas de 5 a 19 de março de 2021, onde elas passarão pela curadoria do festival que vai selecionar, contratar e remunerar diversos trabalhos artísticos com cachê descrito no edital de chamamento, publicado no site do evento.

Podem participar artistas, pesquisadores e professores/palestrantes de circo e da arte drag (queen, king e queer), nas categorias de oficinas e mesas de debate. Na categoria de Performance, necessitam ser artistas drag circenses ou seja, que executem concomitantemente a arte drag e a arte circense (sejam profissionais ou amadores em alguma das artes).

Todo o processo de inscrição e apresentação será online, respeitando o momento de pandemia. Para ler o chamamento e ter acesso aos detalhes é só acessar o site: brilhecircodrag.com. As redes sociais também possuem informações: @brilhecircodrag, dúvidas podem ser retiradas via direct do Instagram e Facebook, ou pelo email brilhecircodrag@gmail.com

Projeto Brilhe

I Festival Internacional de Circo Drag é o evento resultado do Projeto FestivArte Drag e Circo, do Circo Soul, aprovado pelo ProaC LAB 40/2020 PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE FESTIVAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA COM APRESENTAÇÃO ONLINE, e realizado pelo Governo do Estado de SP e pela Secretaria de Economia e Cultura Criativa. Produzido pelo CircoSoul e pela Purpurina Filmes, é composto por uma equipe premiada e reconhecida nos âmbitos municipais, estaduais e federais e conta com a participação de três francanos no time.

“É muito gratificante fazer parte, é uma forma de ser um intermediário para poder repassar essa ajuda, esse projeto tem essa questão de lei emergencial, é um projeto de cultura, é o maior projeto que eu tenho realizado nesses últimos tempos, é uma honra e uma alegria muito grande”, relatou Dani Barros, uma das artistas francanas que idealizou o “Brilhe”

 

Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On