Saúde realiza Sábado da Mulher com exames de Papanicolau

12 - 03 - 2021- Franca

Franca Franca
Em comemoração ao mês da Mulher, a Secretaria de Saúde promove neste sábado, 13, o "Sábado da Mulher", com a realização de exames de Papanicolau e solicitação de Mamografias.
 
Para este dia, estão sendo disponibilizadas 300 vagas para a coleta de Papanicolau, cujo atendimento será prestado em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Casa da Mulher, das 7 às 13h, sendo 25 procedimentos em cada unidade.
 
A Secretaria de Saúde informa que as mulheres interessadas em passar pelo procedimento preventivo, devem procurar às UBS da Estação, do Jardim Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3 e UBS do Parque Progresso, das 7 às 18h, além das UBS do Jardim Luíza e City Petrópolis, das 7 às 17h, para o agendamento, sem a necessidade de indicação médica. 
 
Os agendamentos para os exames de Mamografia são recomendados para as mulheres, com idade entre 40 e 65 anos. 
 
Sábado da Mulher tem o objetivo de facilitar o acesso aos exames de rotina de saúde, ampliando a oferta de atendimentos para a prevenção ao Câncer de Mama e Cólo de Útero. 
     
Segundo a Secretaria de Saúde, todas as pacientes atendidas terão os resultados dos exames avaliados por profissionais médicos. 
 
Estarão abertas neste sábado, 13, recebendo o Sábado da Mulher, as UBS da Estação, Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3, UBS do Parque Progresso, UBS Luíza e City Petrópolis, além da Casa da Mulher, funcionando das 7 às 13h, exclusivamente, para estes atendimentos previamente, agendados nas unidades. As pacientes deverão apresentar um documento de identidade com foto. 
 
Exames
 
O Papanicolau é um exame ginecológico voltado a  mulheres, a partir dos 24 anos, ou antes, se necessário. A coleta do exame é simples, rápida e, geralmente, indolor. Oferece muitas informações sobre a saúde ginecológica da mulher, desde infecções vaginais até o diagnóstico de Câncer de Cólo de Útero. Já a Mamografia é um procedimento recomendado para o diagnóstico do Câncer de Mama. 

Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca