Hospital Unimed Franca oferece plantão psicológico para seus colaboradores

26 - 01 - 2021- Franca

Franca Franca

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças mentais estão entre as três principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

Porém, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e do cenário de incertezas que a situação gerou, essa situação pode ter se agravado, principalmente em relação aos profissionais ligados à área da saúde, já que o momento é um potencializador de emoções, sentimentos e angústias.

Por esse motivo, a Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade passaram a oferecer desde o início da pandemia os Plantões Psicológicos para atendimento exclusivo aos colaboradores.

O projeto é definitivo e o objetivo principal é contribuir para a promoção da saúde integral do colaborador.

“Ouvir faz parte do nosso jeito de cuidar de quem cuida, e com tudo isso que estamos vivendo, nosso foco é na humanização e cuidado não somente aos pacientes, mas aos nossos profissionais”.

“Esse cuidado vai além do profissional, por isso implantamos o Projeto “Você Importa” através dos atendimentos que são realizados por uma psicóloga capacitada da equipe de Psicologia Unimed, garantindo todo sigilo e ética profissional”.

“O projeto consiste em um espaço aberto ao colaborador que ofereça a possibilidade de acolhimento e de ser ouvido a quem procura”.

“A partir dessa escuta, questões emergentes poderão ser trabalhadas, e não há temas ou questões que não serão abordadas. Qualquer questão que venha incomodar o colaborador é uma questão importante”, comenta Michelle Figueiredo, Coordenadora de gestão de pessoas da Unimed Franca.

Desde que o projeto passou a funcionar, foi identificado o quão necessário é esse cuidado.

Demandas como reorganização de crenças estruturais, ansiedade, traços de depressão, dificuldades financeiras, medo e angústia puderam ser atendidas e tratadas.

São oferecidos subsídios necessários e despertando recursos internos, para que cada um consiga lidar melhor com suas demandas pessoais para realizarem seu trabalho de forma mais íntegra e com qualidade.

“É um benefício focado principalmente na saúde integral do colaborador e no valor que pode ser agregado a? qualidade de vida no trabalho.”

Isso permite que o mesmo se organize internamente, se posicione diante do seu sofrimento psíquico e assim trabalhe mais motivado, com menor índice de estresse e absenteísmo”.

“E diminui, também, o risco de acidentes de trabalho”, esclarece Tarsia Reis, psicóloga responsável pelos atendimentos.


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca