Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz campanha pela urgência nas doações

13 - 01 - 2021- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

A baixa movimentação de doadores continua sendo um desafio nos Bancos de Sangue neste início de 2021. Desde o ano passado, as doações sofreram com os impactos da pandemia em todo o país.

"Nesse período há ainda uma piora, pois muitos entram em férias e viajam, ao passo que, justamente por haver mais movimento nas estradas ocorrem mais acidentes e situações emergenciais em que aumenta a demanda por bolsas de sangue em todos os hospitais. Sem contar os casos graves de internações por covid-19, em que a maioria necessita de transfusões de sangue", diz o comunicado divulgado nesta terça-feira, 12, pelo banco de sangue. 

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está operando com apenas 35% da sua capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%. "Assim como as pessoas saem de casa com cuidado para suas rotinas diárias, precisamos urgente que elas incluam em suas atividades o ato solidário de doar sangue", alerta Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Ele explica que cada doação passa por um processo de separação dos componentes sanguíneos que são destinados a tipos específicos de tratamentos dos pacientes. "Uma doação se transforma em até quatro componentes: plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado", informa Eli.

As plaquetas retiradas de uma doação têm validade de até cinco dias e conseguem atender um paciente de até 10kg de massa corporal. Portanto, para pacientes adultos são necessários em torno de 7 a 8 doadores em média. "Nossos estoques estão em estado crítico, impactando diretamente no atendimento dos mais diversos tratamentos, como pacientes com câncer que transfundem muita plaqueta, já nas cirurgias de grande porte como transplantes ou cardíacas, os pacientes transfundem muitas hemácias, por exemplo. Precisamos receber em torno de 70 doações diárias para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos", conclui Eli Mendes.

Serviço

Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895 - Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas)
Telefones: (16) 3610-1515 | WhatsApp: (16) 99702-0830.
Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado - aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide