Com reinvenção e criatividade CCI Lions conclui ano com seus usuários

21 - 12 - 2020- Franca

Franca Franca

O CCI – Lions Sobral de Franca, localizado no Jardim Redentor, conveniados com dois projetos junto a Prefeitura, está concluindo nesta sexta-feira suas atividades com os mais de 300 usuários, pessoas idosas acima de 60 anos e ainda um grupo adicional, mais vulnerável, que integra o programa denominado de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Um dos grandes diferenciais neste ano atípico por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia é que equipes gestoras, monitores, educadores e colaboradores em geral, com o efetivo envolvimento dos beneficiários buscaram fórmulas para que as atividades não parassem e não pararam ao longo do ano.

O que ocorreu foram ajustes no comportamento, mudanças no formato das relações, com restrições e mil e uma maneiras de tratar das temáticas cotidianas da instituição, com os cursos, atividades artesanais, de esporte, culturais, música, violão, crochê e tudo mais. E também um esforço que levou aprendizado tanto para quem estava no balcão da instituição como para os usuários que estavam em sua casa, aprendendo a manusear celular, computador e a trabalhar em equipe por meio de aplicativos como Whatssap.

Nesse ambiente de muita interação, relata a coordenadora do Centro de Convivência, Iraci Procópio Bortolado Pereira, é que foram ressurgindo e promovidas atividades artesanais variadas. Relata que houve um momento-memória, que uma turma de 4 pessoas idosas foram até ao CCI e plantaram ervas aromáticas e medicinais. Também foram feitas doações de máscaras, cestas básicas com auxílio de pessoas e empresas parceiras, lives com nutricionistas para uma alimentação saudável na pandemia, cardiologista para informar a importância de se exercitar na pandemia, com o chefe do cartório eleitoral sobre as eleições realizadas, psiquiatra para falar das doenças emocionais, psicólogo, lives com a banda formada pelos próprios colaboradores para levar alegria e descontração nos lares.

Nesse contexto a coordenadora destaca que o ano no Centro de Convivência que acolhe mais de 300 pessoas da região Norte, 268 da rotina da instituição, mediante recursos repassados pela Prefeitura e outros 68 do Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Tudo conduzido com muito zelo e cuidado para evitar a disseminação da doença, com poucos registros de casos positivos e apenas um óbito em decorrência da doença.

Na última semana, no ápice das comemorações desse momento impar viabilizado com essa integração, os beneficiados do grupo de Fortalecimento de Vínculos participaram de uma brincadeira de ‘Amigo Invisível’ online das mais divertidas e o envolvimento de todos, auxiliados por monitores ou em suas casas pelos familiares. Nesta sexta-feira a entidade encerra os atendimentos do ano e depois retoma em janeiro de 2021, com o mesmo pique e disposição para superar esse quadro adverso e continuar propiciando momentos saudáveis aos seus idosos.


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca