Concurso cultural da Prefeitura de Franca segue inscrições abertas até dia 23

02 - 10 - 2020- Franca

Franca Franca

Foram abertas na última quinta-feira, 1º de outubro, e seguem até o dia 23, as inscrições para o VIII Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes aegypti, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Vigilância Ambiental. 

A iniciativa busca envolver os estudantes da rede de ensino da cidade, das escolas públicas e privadas, tem parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria regional de  Ensino.

Por conta do momento atípico vivido pelo pais, em situação de emergência devido a pandemia da Covid-19, este ano o concurso será realizado em formato digital, observando todas as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias.  

Os organizadores observam que  apesar da dengue ter perdido o protagonismo na mídia para o coronavírus, o mosquito Aedes aegypti não saiu de circulação e nem ‘tirou férias". 

Em nosso município já foram contabilizadas 294 notificações da doença até julho deste ano, o que exige que cada pessoa se mantenha atenta e cuidando bem de sua casa, evitando todo tipo de água parada.

Foram feitos contatos com todas as instituições de ensino, convidando-as a mobilizarem seus educadores e alunos e confirmar presença no concurso, cuja premiação ocorrerá em novembro. A inscrição no período citado já pode se feita através do link:

Maiores informações podem ser obtidas no e-mail elainebezerra@franca.sp.gov.br ou pelos telefones 3711-9408 e 3711-9415.

Categorias

 O Concurso Cultural será realizado com 3 categorias, a saber: 

1 - Desenhos: serão escolhidos 12 (doze) desenhos informativos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, que poderão ser usados na composição do calendário anual da Vigilância Ambiental Ano 2021; 

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 3° ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), das redes públicas municipal e estadual, e particular de ensino, do município. 

2 - Frase: será escolhida 01 (uma) frase que poderá ser usada como tema da campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; 

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), das redes públicas municipal e estadual, e particular de ensino, do município. 

3 - Produção de Texto: serão escolhidos 2 (dois) textos estilo narrativo (com diálogo entre as personagens) com o tema: “Combate ao Aedes aegypti”. 

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) e no 6º ano do Ensino Fundamental (anos finais), das redes públicas municipal e estadual, e particular de ensino da cidade, sendo que um texto será escolhido entre os alunos do 5º ano e outro texto entre os alunos do 6º ano.  

Cuidados

A Vigilância Ambiental reforça que o Estado e os municípios devem envidar todos os esforços junto as populações, nos cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. 

Daí a necessidade de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti para que o número de casos de dengue não continue avançando no município. 

É importante a continuidade da Campanha de Mobilização Social, com esforço redobrado, visando à participação de todas as escolas do município. 

O Concurso Cultural chega para ajudar nesse processo de conscientização. A meta é que as famílias desses alunos se mobilizem para eliminar a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouros do Aedes aegypti. 

 


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca