Apesar da crise econômica e da concorrência dos produtos chineses, dados divulgados na última semana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento mostram que o calçado é protagonista em Franca – ainda que tenha perdido espaço para outros setores.
A cidade conta com 56.341 empresas ativas, sendo 1.074 abertas em 2024. O setor calçadista tem 3.271 CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ligados ao comércio de calçados. Além disso, há 1.396 empresas voltadas à fabricação de sapatos em couro e outras 1.219 dedicadas ao acabamento desses produtos.
Entretanto, o protagonismo poderia ser ainda maior. O setor lida com a "concorrência desleal" dos produtos da Ásia. A Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) prevê que o Brasil encerrará 2024 com queda de 20% nas exportações de calçados, enquanto as importações crescerão mais de 20%
"São produtos que chegam ao mercado brasileiro com preços abaixo dos praticados no mercado e que concorrem de forma predatória com a nossa indústria", disse o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
O dirigente completou que o setor precisa adotar mecanismos antidumping, prática de vender produtos ou serviços a preços baixos em mercados externos, inferiores aos preços internos ou ao custo de produção. “Hoje, a produção chinesa está migrando para países próximos com custos ainda menores de mão de obra, que seguem praticando dumping”.
Dificuldades à parte, o produto oriundo do couro segue permitindo que a cidade faça jus ao apelido de "Capital do Calçado".