HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

Franca chega aos 193 anos como uma das melhores cidades para se viver - 29/11/2017


Cidade proporciona orgulho aos francanos e àqueles que a escolheram para fazer seu lar

Terra das Três Colinas. Capital do Calçado. Arraial do Capim Mimoso. Capital do Basquete. São muitas as formas como Franca é conhecida, mas é através da qualidade de vida proporcionada à sua população que sua fama vem atravessando as fronteiras do estado. 

E não é por menos. Aos 193 anos – comemorados neste mês -, ela se mantém como um dos principais polos de desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo, se destacando no cenário nacional como uma das cidades mais desenvolvidas e com melhores indicadores de qualidade de vida. 

Essa característica de vanguarda é resultado de uma soma que envolve aspectos históricos e culturais, bem como pela economia fortalecida e diversificada. Com uma população superior a 345 mil habitantes, Franca segue trabalhando e crescendo em setores estratégicos para aferir o desenvolvimento econômico e social.

A prova disso pode ser vista no ranking elaborado pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e que apurou quais as melhores cidades para se viver no Brasil em uma série de setores.

O estudo considerou os 5,5 mil municípios brasileiros e apontou as 100 cidades com melhores resultados no que diz respeito a cinco fatores essenciais: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

Levando-se em conta tudo isso, Franca conquistou a 52ª posição, ficando na frente de cidades como Jaboticabal (58ª posição); Americana (59ª); Limeira (62ª); Rifaina (67ª); Monte Alto (68ª); Sales de Oliveira (69ª) e Guaíra (71ª posição).

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios brasileiros estão em condições ruins, com o atendimento inadequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.

Superação

Nesse aspecto, Franca supera as demais cidades brasileiras. é que, segundo o novo ranking de saneamento básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil, a cidade é o melhor município brasileiro em saneamento pelo 4º ano consecutivo, com 100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto. Nas oito últimas edições, Franca sempre oscilou entre 1 º e 3º lugares.

Para classificar Franca como a campeã em Saneamento Básico no País, foi feito um diagnóstico dos principais indicadores - abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, perdas, investimentos/arrecadação - dos 100 maiores municípios brasileiros. A base de dados consultada foi extraída do SNIS 2012 - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades.

O estudo é realizado desde 2009 e os números são informados pelas próprias operadoras de água e esgotos dos municípios brasileiros à União. Franca ficou a frente de cidades com populações maiores, inclusive Capitais, como Curitiba (11ª), São Paulo (22ª), mas batendo também cidades mais desenvolvidas economicamente como Londrina (2ª), Uberlândia (3ª), Maringá (4ª), Santos (5ª), Limeira (6ª), São José dos Campos (7ª), Ribeirão Preto (8ª), Jundiaí (9ª) e Ponta Grossa (10ª).

Mortalidade infantil

Quando se fala em qualidade de vida, o que vem à cabeça é a questão da segurança, boa educação, ofertas de moradia e trabalho e um custo de vida satisfatório. Mas em Franca, a qualidade de vida também é indicada através da saúde, principalmente entre as crian-ças. 

A mortalidade infantil na região de Franca caiu 49,2% nos últimos 15 anos. é o que aponta o mais recente balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Seade. Entre os 17 Departamentos Regionais de Saúde, Franca foi o que registrou o maior percentual de redução de morte entre os pequenos.

Em 2015, a taxa foi de 9,7 óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos, abaixo do índice do Estado, de 10,7. Em 2000, quando começou a política de investimento em saúde e no combate das causas de morte infantil, Franca tinha taxa superior a 19.

O comparativo ano a ano mostra uma queda gradual, sendo que, em 2014, a taxa foi de 10,2. No ano passado, a região teve 9.334 nascidos vivos e 91 óbitos infantis. O aprimoramento da assistência ao parto e à gestante, o incentivo ao aleitamento materno, a ampliação do acesso ao pré-natal, a expansão do saneamento básico e a vacinação em massa de crianças pelo SUS - Sistema único de Saúde são os principais motivos para a queda na taxa de mortalidade infantil na cidade.

A mortalidade infantil é o principal indicador da saúde pública segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, e um problema de difícil solução para muitos munícipios brasileiros.

Melhor para morar

Por esses e outros fatores, Franca figura como a 5ª melhor cidade para se viver no Brasil, segundo recente pesquisa de consultoria da Macroplan. A avaliação foi feita com os 100 municípios mais populosos – todos com mais de 266 mil habitantes. Foram considerados como critérios educação, economia, gestão, saneamento, saúde, segurança e transparência fiscal. Embora representem menos de 2% do número total de cida-des no Brasil, os municípios que estão na lista são responsáveis por metade do PIB nacional, 54% dos empregos formais do país e concentram 39% de toda a população brasileira - aproximadamente 80 milhões de habitantes.

A melhor colocação da cidade foi obtida no Ideb - índice de Desenvolvimento da Educação Básica com o 1º lugar, em que Franca cresceu 34%, quando comparado com o índice de 2005, pulando de 5,3 para 7,1 para cada 100 mil habitantes. Isto quer dizer que Franca é considerada hoje a cidade com o melhor ensino municipal do Estado de São Paulo e o terceiro do país.

Esses índices somados aos obtidos em 2016 foram responsáveis por colocar a Região Administrativa de Franca como destaque em escolaridade e longevidade no estudo realizado pelo IPRS 2016 - índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgado no último mês.

O IPRS é elaborado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade em parceria com o Instituto Legislativo Paulista. O objetivo é avaliar a qualidade de vida nos municípios paulistas e fornecer subsídios para os gestores na formulação de políticas públicas.

O IPRS é inspirado no índice de Desenvolvimento Humano -IDH, das Organização das Nações Unidas - ONU, e considera as dimensões de riqueza, longevidade e escolaridade dos municípios, regiões administrativas e de todo o estado.

Na publicação, a Região Administrativa de Franca exibe indi-cadores de longevidade e escolaridade em patamares mais elevados do que a maioria das outras regiões do Estado. A RA situa-se na 6ª colocação em longevidade e 7ª em escolaridade entre as 16 regiões paulistas.

Tais índices seriam suficientes para comemorar, mas Franca também tem a segunda menor taxa de homicídios no Brasil, com apenas 5,3 para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para Blumenau (SC), com 4,2. O resultado tem como base dados do DataSUS e do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os óbitos no trânsito caíram 27,6% em dez anos, de 26,5% para 19,1% a cada 100 mil habitantes.

Com pleno vigor e comprovando que o tempo tem sido seu aliado, que Franca completa 193 anos proporcionando orgulho a todos que aqui nasceram ou escolheram a Terra das Três Colinas para fazer seu lar. 


Fonte notícia: JOrnal da Franca

Fonte imagem: JOrnal da Franca
 
 
» Grupo Bicho Feliz pede doação de ração para cachorros - 14/12/2017
» Prefeitura vai liberar R$ 600 mil em recursos para Fundo da Criança - 14/12/2017
» Projeto Guri libera material didático gratuito à população - 13/12/2017
» Evento de folias de reis e congadas reúne centenas de participantes em Franca - 13/12/2017
» Senac Franca tem espetáculos gratuitos até dia 14 - 12/12/2017
» Fabuloso Circo de Natal será atração no Franca Shopping - 12/12/2017
» Franca tem 760 vagas nas Etecs; inscrições estão abertas - 11/12/2017
» Pesquisa on-line permite localizar patrimônio histórico e cultural - 11/12/2017
» Prefeitura prepara novos carnês do ano que vem - 08/12/2017
» Startup com apoio do Governo Estadual e incentivo da Prefeitura lança condomínio solar em Franca - 08/12/2017
» Quarteto Camargo Guarnieri se apresenta de graça no Teatro do Sesi amanhã - 07/12/2017
» Rodada de Ideias transforma dificuldades em soluções criativas - 07/12/2017
» Ação Social prepara nova etapa de campanha de abordagem - 06/12/2017
» Inscrições abertas para Corrida e Caminhada de São Crispim - 05/12/2017
» Prefeitura recebe matrículas para o ensino supletivo - 05/12/2017

Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#15707405# - Francasite.com© Copyright 2017

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2017