HOME
» Guia Virtual
» A Cidade
» Anúncios
» Apoio
» Central de Fotos
» Conselhos Municipais
» Contato
» CROWD
» Eventos
» Guia Internet
» Mapa Digital
» Noticias Comerciais
» Notícias da Região
» Notícias Educativas
» Quem Somos
» Telefones Úteis

FRANCA
» Artistas de Franca
» Escritores de Franca
» Esportes de Franca
» Fotos de Franca
» Franca Shopping 2011
» Museu Histórico de Franca
» Museu Virtual de Franca
» Músicos de Franca
» ONGs
» Secretarias de Franca
» Senac Franca Moda e Estilo

DIVERSÃO
» Cinemas
» Horóscopo
» Piadas
» Receita da Semana

ÚTEIS
» Agricultura
» Dólar
» Fuso Horário
» Horário de Circulares
» Horário de Viações
» Loterias
» Tempo
 

Cavalhadas prepara apresentação para cinco mil pessoas - 17/07/2017


As Cavalhadas da Franca completam 186 anos em 2017 e os preparativos estão intensos. O Clube das Cavalhadas da Franca realiza ensaios periódicos para as apresentações nos dias 5 e 6 de agosto, que serão realizadas no Parque de Exposições “Fernando Costa”.

O elenco reúne cerca de 40 integrantes que têm se reunido aos domingos pela manhã e às quartas-feiras à noite para os treinos. “As Cavalhadas novamente vão ser um sucesso, como já são há 186 anos em Franca. Estamos finalizando os treinos a pé, quando fazemos todas as evoluções que são realizadas no dia do espetáculo a cavalo. Nessa semana iniciaremos os treinos com os animais, buscando sempre a perfeição e beleza do espetáculo”, disse Marcus Vinícius Falleiros, presidente do Clube.

A estudante Sofia Lemos, de 14 anos, se prepara para um dos papéis mais importantes das apresentações. Ela será a princesa Floripes. Sofia disse que os ensaios trazem uma prévia da emoção de participar do evento.

“é algo muito bom porque estou na lista há muito tempo para ser princesa. Estou nela desde pequenininha e esperei para chegar a hora. Quando chega é muito bom. é um sentimento inexplicável, que tem que viver para saber”, disse ela, que irá contracenar ao lado dos irmãos Pedro e Otávio Lemos, que correm as Cavalhadas há mais de uma década e serão os reis cristão e mouro, respectivamente.


Franca,SP – A princesa Sofia Lemos com os dois irmãos Pedro e Otávio Lemos que também iram contracenar nas apresentações das Cavalhadas da Franca/ Foto: Marcos Limonti

Pedro tem 25 anos e participa das Cavalhadas há 12. Para ele e os irmãos, assim como em 2016, a próxima edição promete ser ainda mais especial.

“Eu e meu irmão vínhamos correndo já há algum tempo, inspirados em uma tradição familiar. Mas no ano passado e neste, corremos com nossas irmãs. A Mariana foi princesa na última apresentação e nesse ano será a vez da Sofia, nossa irmã mais nova, então é motivo de muita alegria estarmos aqui com nossa família, que se torna muito maior quando nos encontramos aqui com nossos amigos”.

As Cavalhadas serão encenadas em dois dias. A abertura ocorrerá no sábado, dia 5 de agosto, com a Cerimônia dos Encamisados. No domingo, dia 6, às 14 horas, começarão as corridas. A expectativa é a de que cinco mil pessoas prestigiem o espetáculo no fim de semana. A entrada para o evento é gratuita.

As Cavalhadas

As Cavalhadas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses na época da colonização e remontam as batalhas medievais travadas entre mouros e cristãos. Em Franca foram apresentadas pela primeira vez no longíquo 1831. A versão francana desses folguedos é inspirada na Canção de Rolando, o épico francês que narra a história dos Doze Pares da França, uma referência aos 12 cavaleiros enviados por Carlos Magno (rei cristão) para impedir que os árabes adentrassem no território europeu.

Em meio às lutas, a princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla (rei mouro), é roubada em seu castelo pelos cristãos. Ao longo da história, ela se converte ao Cristianismo e convence seu pai a fazer o mesmo.

“As Cavalhadas da Franca completam 186 anos e durante esse período buscam sempre a excelência na beleza das suas indumentárias, nas tralhas dos cavalos e nas armas. Até 2011, 2012 sempre utilizamos três armas, espada, lança e garrucha, mas pela lei do desarmamento fomos obrigados a deixar de usar as garruchas.  é lamentável, mas estamos buscando uma alternativa junto ao Exército Brasileiro. Para 2018, acredito que voltaremos a correr as Cavalhadas usando as garruchas porque as Cavalhadas, que são um patrimônio folclórico, perdem muito do seu brilho sem os tiros de festim”, disse o presidente Marcus Vinícius.


Fonte notícia: POP MUNDI

Fonte imagem: Marcos Limonti
 
 
» Fussol lança curso de Modelagem e Confecção de Lingerie para agosto - 26/07/2017
» APAE-Franca realiza reunião preparatória para a 32ª Festa Di San Gennaro - 26/07/2017
» ProAC abre inscrição para os editais multidisciplinares - 25/07/2017
» UFTM abre vagas par Mestrado em Matemática - 25/07/2017
» Franca caminha para se tornar “Município de Interesse Turístico” - 24/07/2017
» Inscrições para o FIES vão começar nesta terça-feira - 24/07/2017
» Assembleia Eleitoral do Conselho da Pessoa com Deficiência será em agosto - 21/07/2017
» Cavalhadas intensificam treinos para evento no próximo mês - 21/07/2017
» Senac expande oferta de cursos técnicos a distância - 20/07/2017
» Sebrae-SP passa a oferecer emissor gratuito de documentos fiscais - 20/07/2017
» Escritor carioca será atração em Franca no projeto “Viagem Literária” - 19/07/2017
» Concurso para sargentos e oficiais oferece 210 vagas na Força Aérea Brasileira - 19/07/2017
» FitFran abre inscrição para seu 1º Fórum Fitness - 17/07/2017
» Assescofran promove evento voltado para a doação de sangue - 18/07/2017
» Cavalhadas prepara apresentação para cinco mil pessoas - 17/07/2017

Home | Quem Somos | Contato | Welcome Foreign Visitors

#13946392# - Francasite.com© Copyright 2017

Desenvolvimento Gnove WebStudio 2017