A Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis está de volta

10 - 08 - 2020- Franca

Franca Franca

A Prefeitura de Franca informa à população de Franca que a coleta seletiva de materiais recicláveis, que esteve suspensa desde o final de março (25), como parte das ações de prevenção e combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid 19), está de volta a partir desta segunda-feira, 10 de agosto de 2020.

Para que isso fosse possível, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a Prefeitura, o Ministério Público e a Cooperfran (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Franca), com a participação da empresa Seleta que mantém 4 caminhões para realizar a coleta, estabelecendo normas de segurança e proteção, que envolveram adequações de instalações no Centro de Triagem, distribuição de equipamentos de proteção, capacitação sobre seu uso correto, testes de Covid-19 e atualização vacinal.

Cumpridas essas etapas, as atividades estão sendo retomadas com os cuidados que a situação exige para maior êxito e segurança de todos, a Prefeitura solicita que as pessoas coloquem seus resíduos recicláveis nos locais de costume nos dias e horários habituais que passam os caminhões, que terão o mesmo roteiro da situação anterior.
O quadro completo com datas e horários da coleta está disponível no site e também será distribuído por meio das escolas, veículos de comunicação e por toda a cidade. Obs importante: não coloque máscaras de proteção e nem materiais de saúde, entre os recicláveis.

Solicitamos às pessoas ainda empatia e valorização dos coletores de lixo, acondicionando seus resíduos (incluindo vidros e objetos cortantes) de forma a evitar acidentes na hora da coleta de lixo.
Essa medida tem o objetivo de preservar a saúde dos catadores que fazem a triagem dos materiais recicláveis no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Franca, atendendo também às "Recomendações para a Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia por Coronavírus (Covid 19) expedidas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

A Prefeitura de Franca reconhece a importância da reciclagem desses materiais para a economia de recursos naturais e destaca seu aspecto social, possibilitando sustento para dezenas de famílias a partir da reciclagem. Pede, portanto, além da compreensão das pessoas, o seu empenho e conscientização em fazer a separação prévia e criar o hábito de deixar os recicláveis acondicionados nas datas e dias da coleta.

A exemplo do momento em que a decisão foi pela suspensão dos serviços, a volta da Coleta Seletiva dos Materiais Recicláveis em Franca foi tomada em conjunto com o Ministério Público, 7ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região/Cooperfran e Prefeitura da cidade, através de suas Secretarias de Saúde, de Negócios Jurídicos, de Serviços e Meio Ambiente, de Ação Social e Coordenadoria Pedagógica de Educação Ambiental do Município.


Fonte - Prefeitura de Franca
Fonte de imagem - Prefeitura de Franca